terça-feira, 18 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Oficina Fotografia de Gastronomia

quinta-feira, 22 de novembro 2018

Imprimir texto A- A+

Neste domingo, 25 de novembro, o professor Thiago Braga voltará ao Museu para mais uma oficina, desta vez inédita no equipamento, a de Fotografia Gastronômica. As aulas serão divididas entre aulas expositivas, com exercícios em sala, e aulas externas, de prática fotográfica. O objetivo é apresentar os conceitos que definem a fotografia de gastronomia como tal, suas características e técnicas, assim como um breve histórico através da produção de grandes mestres da área.

Os participantes só precisam ter noções básicas de fotometria e uso o equipamento, além de dominar o manuseio de exposição, velocidade e ISO. A oficina pode ser feita com qualquer tipo de dispositivo fotográfico e podem participar chefs de cozinha, donos de restaurantes e interessados em fotografia, de modo geral. No total, serão 6 horas de curso, sendo 03 horas em sala de aula e 03 em aula de campo. Ao fim das atividades os alunos estarão aptos a conceituar a fotografia de gastronomia, assim como sua prática e área de atuação.

Conteúdo programático:

Aula 01Teórico/prático (03 horas/aula)

– Breve histórico da história da fotografia de gastronomia, através da produção de importantes fotógrafos.

– Composição para gastronomia e food stylist.

Aula 02Teórico/prático (01 hora/aula)

– Aula de campo (a se decidir o local).

Perfil Thiago Braga – Professo r e fotógrafo, formado em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolveu pesquisas sobre estética fotográfica e filosofia da fotografia. Diretor de pesquisa e intercâmbio do Instituto da Fotografia (Ifoto), lecionou no Porto Iracema das Artes, hoje trabalha na Travessa da Imagem e ministra oficina no Museu da Fotografia de Fortaleza.

Sobe o Museu

Inaugurado em 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.

Serviço:

Oficina Fotografia de Gastronomia

Data: 25 de novembro

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Local de realização do curso e concentração para aula de campo: MFF

Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota

Inscrições: R$60,00 (somente em espécie, presenciais, no Museu)

Pré-inscrições: [email protected] com.br

Mais informações: (85) 3017-3661

Atualizado por Natasha Ribeiro
[email protected]
Fonte: Ass. de Imprensa

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter