26 C°

domingo, 23 de julho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Sesc realiza Conversas Flutuantes no Rio Ceará

segunda-feira, 20 de março 2017

Imprimir texto A- A+

Barcos navegando pelo Rio Ceará são palco e cenário das palestras socioeducativas do Projeto Sesc Conversas Flutuantes, que retoma as atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h30. Em uma realização do Sesc*, braço social do Sistema Fecomércio-CE, a ação é pautada pelo Dia Mundial da Água, data que remete à sensibilização sobre a importância do recurso natural.

Conversas Flutuantes (Divulgação). Crédito: Julio Maia

Conversas Flutuantes (Divulgação). Crédito: Julio Maia

Na ocasião, oito barcos saem do Píer da Barra do Ceará e, em cada um deles, uma palestra sobre sustentabilidade, água e meio ambiente mediada por educadores sociais. Entre as temáticas, estão o multiuso da água, a vida das populações ribeirinhas do Rio Ceará e o combate ao lixo marinho.

A ação recebe representantes de entidades sociais, e que a partir de abril poderão solicitar por meio de ofício sua participação no projeto, de acordo com os critérios de participação do edital lançado dia 22/3, no sitewww.sesc-ce.com.br.

Sobre o projeto Sesc Conversas Flutuantes

O Sesc Conversas Flutuantes acontece uma vez por mês, sempre em alusão a datas sociais. A atividade socioeducativa é realizada através de uma vivência náutica, que propicia a contemplação de um dos ambientes naturais mais admiráveis de Fortaleza. Na atividade é possível observar as belezas do Rio Ceará, o manguezal, a exuberância da fauna e flora local, além dos labirintos e canais naturais do rio que possui importância histórica.

Além da contemplação da natureza, o projeto também propõe um conjunto de vivências colaborativas nos barcos onde a construção dos saberes, a reflexão e o diálogo coletivo são mediados por educadores através de temáticas ambientais, históricas e culturais que são desenvolvidos conforme o interesse dos grupos atendidos.

 

Palestras

  1. O Multiuso da água e a crise hídrica no Ceará (Palestrante: Mozart Albuquerque, do EcoSurf Nordeste)
  2. Rio Ceará: O Rio da Nossa História (Palestrante: Adauto Leitão, do Movimento do Marco Zero de Fortaleza)
  3. Nossas Águas e o Combate ao Lixo Marinho (Palestrante: Joaci Araújo, do Limpando o Mundo e Instituto Povos do Mar – IPOM)
  4. A Importância do Mangue no Rio Ceará (Palestrante: Marcos Farney, do Projeto Surf na Escola)
  5. A Educação Escolar Indígena e a Preservação das Nossas Águas (Palestrante: Margarida Tapeba, da Associação dos Professores Indígenas Tapeba APROINT)
  6. A Vida das Populações Ribeirinhas e Indígenas nas Margens do Rio Ceará (Palestrante: Everthon Damasceno,  pesquisador dos Povos Indígenas)
  7. Água para Todos (Palestrante: Rusty Sá Barreto, do EcoMuseu  Natural do Mangue)
  8. Diálogos Sobre as Mães D’água e os Cuidados com a Natureza (Palestrante: Patricia Pereira de Matos – Pedagoga e escritora de literatura Infantil)

Veja mais:

SERVIÇO

Projeto Sesc Conversas Flutuantes – Dia Mundial da Água

Local: Foz do Rio Ceará (Píer da Barra do Ceará)

Data: 22/3

Horário: 8h30

Informações: (85) 3464.9313

outros destaques >>

Facebook

Twitter