terça-feira, 21 de maio de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

30 anos da Universidade sem Fronteiras

terça-feira, 14 de maio 2019

Imprimir texto A- A+

Um Espaço de Gerontologia Educacional pioneiro no Brasil que completa 30 anos no exercício de ensinar e ajudar pessoas de todas as idades a serem mais produtivas e felizes. A Universidade Sem Fronteiras (UNISF) tem como meta estimular as pessoas, de todas as idades, a saírem de casa, quebrarem rotina e realizarem uma grande aventura: conquistar novos espaços sociais, adquirir novos conhecimentos e, descobrir como o mundo é diferente e, interessante em qualquer etapa da vida.

A UNISF oferece atualmente mais de 30 cursos, como Informática , Idiomas, Condicionamento físico e alongamento, Academia da mente, com exercícios práticos para a memória, “Arte de viver melhor”, “Internet, texto, smartphone”, “Freud e Jung como pensadores da cultura “, dentre outros. A UNISF tem alunos com idade de 25 a 90 anos . Os professores da UNISF possuem formação e especialização em Gerontologia. A UNISF possui um calendário de eventos extra classe, como viagens nacionais e internacionais. Lazer para teatro, cinema, jantares e exposição.

A diretora da UNISF, Maria Cecilia Cavalcante, recebeu a imprensa para apresentar a programação do seminário “Maturidade e Longevidade – Uma Visão de Futuro”, que celebra essas três décadas da insitituição.

O evento contará com palestras da fundadora da Universidade Sem Fronteiras, Maria Zilma Cavalcante, do poeta Fabrício Carpinejar, de Willians Fiori, do projeto Gerocultura, e do neurocientista Fabiano Moulin, além de shows do Coral da UNISF e do cantor Marcos Lessa. “Nós trabalhamos acreditando que para uma longevidade ativa precisamos trabalhar corpo, mente e alma”, afirmou Maria Cecília em entrevista para o jornal O Estado. “Em 2030 teremos mais pessoas da terceira idade do que jovens no país. Serão 50 milhões de idosos no Brasil, e é uma classe totalmente negligenciada”, completou.

Maria Cecília sintetiza os temas do evento: “No Seminário Maturidade e Longevidade – Uma Visão de Futuro, a professora Zilma Cavalcante falará sobre os 30 anos da Universidade Sem Fronteiras, Fabiano Moulin falará sobre cognição, que é a parte da mente e dos aprendizados, Willians Fiori irá abordar o mercado da longevidade, e Carpinejar fará uma palestra sobre o livro dele, “Cuide dos seus pais antes que seja tarde”.”

“A UNISF, nestes 30 anos, vem promovendo uma quebra de preconceito social que envelhecer é ficar quieto, acomodado e, se alimentando apenas de recordações”, afirma a fundadora da Instituição, Zilma Cavalcante. Para quem freqüenta a Universidade Sem Fronteiras, “existe a possibilidade de descobrir que o tempo é uma dádiva e, ter tempo para si mesmo é muito importante na maturidade. Tempo para viver a vida em toda sua beleza e plenitude. Esta nova maneira de envelhecer, de olhar e viver o tempo como aliado”, complementa. Confira a programação completa e detalhada do evento no Blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com).

(Felipe Palhano)

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter