28 C°

quarta-feira, 28 de junho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Ator Marco Nanini comemora 50 anos de carreira em espetáculo clássico

quinta-feira, 18 de maio 2017

Imprimir texto A- A+
Teatro em Cena

Teatro em Cena

Está em cartaz no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, o espetáculo “Ubu Rei”. Com o ator Marco Nanini no papel principal, é uma das peças mais conhecidas do poeta e dramaturgo francês Alfred Jarry (1873-1907).

O espetáculo celebra o meio século de carreira de Nanini. “Eu completei cinco décadas na arte há quase dois anos, quando começaram os preparativos da “Ubu Rei”. Não sou muito ligado em datas, mas acabou sendo a peça que comemora os 50 anos, sim”, conta o ator.

Nanini dá vida a Pai Ubu. Sujeito ganancioso e sem nenhum caráter, ele provoca uma revolução e se declara o todo-poderoso ao matar o rei da Polônia, Venceslau, e boa parte da família real. Mas a sua tranquilidade termina quando a Rússia declara guerra ao governo de Ubu. Enquanto vai para a guerra, sua fiel parceira, Mãe Ubu (Rosi Campos), tenta roubar o tesouro da Polônia.

O espetáculo causou escândalo quando foi montado pela primeira vez, em dezembro de 1896, na França. “A plateia ficou horrorizada com a revolução que o “Ubu Rei” de Jarry provocou nas artes cênicas daquela época. Toda a pompa do simbolismo do teatro foi substituída, inesperadamente, por um despudor que jamais havia sido visto”, explica Nanini..

Para o diretor, Daniel Herz, o texto combina com os dias de hoje. “Estamos em um momento muito perigoso, em que a democracia corre sérios riscos. Por isso, a identificação com “Ubu Rei” é imediata.”

UBU REI
QUANDO De qui. a sáb., às 21h. Dom., às 18h.
ONDE No Sesc Pinheiros (rua Paes Leme, 195, Pinheiros, tel. (11) 3095-9400).
QUANTO R$ 50. 1.010 lugares. 14 anos. Até 25/6.

Fonte: Folha Press

Mais conteúdo sobre:

Marco Nanini

outros destaques >>

Facebook

Twitter