domingo, 19 de agosto de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

“Baile Tic” no Dragão do Mar

quarta-feira, 31 de janeiro 2018

Imprimir texto A- A+

Desde 2005, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza, anualmente, seu bailinho infantil de Carnaval, que já se firmou no calendário cultural do Estado. Este ano, o Dragão somou forças com o Festival de Teatro Infantil do Ceará e agora realiza, neste domingo (4), a partir das 16h, na Praça Verde do Dragão, o Baile TIC. A programação, inteiramente gratuita, traz apresentações artísticas de música, circo, artes visuais e cultura popular, além do “Brincando e Pintando no Dragão”, com brincadeiras e jogos orientados por monitores.

Segundo o Diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno, unir a tradição do bailinho, já realizado há 12 anos, com a vitalidade e a expertise do TIC contribui ainda mais para consolidar a programação, pensada para agradar toda a família. “A ideia é manter a essência dos carnavais mais tradicionais e ao mesmo tempo promover um ambiente lúdico e gratuito de contato com as artes e a cultura popular, proporcionando experiências estéticas diferenciadas, que possam encantar públicos de todas as idades”, afirma João Wilson.

Múltiplas linguagens
Abrindo a programação do Baile TIC, a artista visual Simone Barreto orienta a oficina de confecção de máscaras. Outra atração imperdível para os apreciadores de artes visuais é o Ilustra TIC, intervenção de ilustração que já acontece no Festival TIC há dois anos e que agora ganha edição carnavalesca. Os ilustradores Rafael Limaverde, Julião Júnior e Thyago Cabral criarão personagens inusitados e inspirados na cultura popular cearense em totens de caixas de papelão, que depois poderão ser manipulados pelos brincantes.

E por falar em brincadeira, quem estiver pelos espaços do Dragão não se surpreenda com a trupe itinerante de percussionistas, acrobatas e malabaristas que passará pelo local. Será o Grupo Garajal de Teatro que, em cortejo, conduzirá os visitantes do centro de arte e cultura a um animado passeio até a Praça Verde, onde também se apresenta a dupla Paula Tesser e Natasha Faria. Com o projeto “Doidice que dá”, as performáticas cantoras unem elementos cênicos, dança e muita irreverência para apresentar um repertório repleto de sucessos de compositores cearenses, como Fausto Nilo, Valdo Aderaldo e Chico Anysio, além de clássicos do repertório infantil da MPB.

Concurso de fantasias
Para encerrar o Baile TIC, um desfile de fantasias infantis será realizado e o público e um júri artístico elegerão as caracterizações mais criativas, com destaque para as fantasias que façam referência à cultura do Ceará. Os vencedores receberão livros infantis de autores cearenses, entre eles, Socorro Acioli, Kelsen Bravos, Ana Neo, Eurico Bivar, e outros.
Apresentado pelo Governo do Ceará, o Baile TIC é uma realização do Instituto Seara e do Instituto Dragão do Mar, via CDMAC. Conta com apoio da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), por meio do XII Edital Carnaval do Ceará 2018, e com produção da Invento Produções Culturais.

SERVIÇO

Baile TIC – Carnaval Infantil no Dragão do Mar. Dia 4 de fevereiro de 2018, das 16h às 18h, na Praça Verde do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre. Mais Informações: 3488.8600 / www.dragaodomar.org.br – Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar

outros destaques >>

Facebook

Twitter