sexta-feira, 13 de julho de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

CCBNB e a semana do Rock

quinta-feira, 12 de julho 2018

Imprimir texto A- A+

No próximo dia 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Rock. Para celebrar a data, o Centro Cultural Banco do Nordeste vai realizar a “Semana do Rock: uma história cultural – mostra de filmes, debates, shows e oficinas” de hoje até o dia 14 de julho, a partir das 10h30. O evento reunirá campos artísticos e acadêmicos numa aproximação recheada de temas em torno do gênero: moda, marketing, economia criativa, as significações sociais/culturais que ele perpassa, filmes, vivências teatrais, oficinas e shows que vão contar a história do Rock no mundo, no Brasil e no Ceará.

A ideia de realizar um evento basicamente feito por artistas cearenses e dedicado ao rock foi de Carlinhos Perdigão. Ele comenta: “a ideia é celebrar e estudar a linguagem, analisando-a e apresentando-a em diversos formatos. Além desse contexto, ao se estudar – aspecto sempre importante na formação de qualquer ser humano -, pretende-se desenvolver reflexões e capacitar músicos, artistas, público, fãs e empreendedores que vivenciam o rock muitas vezes até como “filosofia de vida”. Outro propósito existente diz respeito à questão do entretenimento, pois se trata de um projeto que une Educação e Arte. Em tal quadro, compreende-se que a linguagem mudou o panorama das artes – e não só musical – em todo o mundo, daí a importância que o evento tem. Assim, a gestão do CCBNB – André Marinho, Elizabeth Holanda e Maurício de Lima – se mostrou altamente sensibilizada e resolveu apostar no projeto. Dessa forma nasceu a Semana do Rock”, conta.

Ainda de acordo com Perdigão, a programação foi pensada para atingir os mais diversos públicos, e numa perspectiva multicultural. “Convidamos bandas como Renegados e Rubber Soul, pesquisadores como Cleyton Monte e Katiusha de Moraes, além de pessoas ligadas ao marketing, à moda e até mesmo à psicologia, casos de Sérgio Costa, Graça Cabral e de João Alfredo Boni Meirelles, os dois últimos vindos de São Paulo especialmente para a Semana”, afirma.

O arte-educador destaca ainda a realização de eventos como este: “a cultura faz o ser humano, e este, por sua vez, é também um produtor de culturas. Assim, é fundamental termos um centro cultural como o do Banco do Nordeste acreditando em projetos como a Semana do Rock, diversificada, múltipla e aberta a diversas possibilidades de interferência para quem se fizer presente. E será tudo gratuito!”, finaliza.

SERVIÇO
“Semana do Rock: uma história cultural – mostra de filmes, debates, shows e oficinas”. Entrada gratuita. Dias: 12, 13 e 14 de julho. Horário: a partir das 10h30. Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (R. Conde d’Eu, 560 – Centro). Mais informações: (85) 3209.3500.

outros destaques >>

Facebook

Twitter