terça-feira, 18 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Concerto natalino marca encerramento do “Clássicos na Lagoa”

quinta-feira, 06 de dezembro 2018

Imprimir texto A- A+

Mais de 100 músicos subirão ao palco do Clássicos na Lagoa para o Concerto Natalino, no dia 7 de dezembro, a partir das 17 horas, no Porangabussu. O evento marca o encerramento da programação de 2018, que se destacou pelas apresentações voltadas aos diferentes períodos da música erudita mundial. A plateia pôde apreciar concertos sobre músicas renascentista, barroca, clássica e romântica. O projeto é mantido pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues, que desenvolve ações voltadas ao desenvolvimento cultural da comunidade.

Na programação de encerramento, estarão presentes duas orquestras. Regida pelo ex-aluno Adriano Martins, a Orquestra de Sopros de Pindoretama já formou mais de mil jovens nos seus 18 anos de existência. O grupo, cujo diretor artístico é o maestro Arley França, irá se apresentar com cerca de 15 músicos.
A Orquestra de Cordas da Universidade Federal do Ceará levará ao palco mais de 80 integrantes. Formada por oito grupos de extensão em cordas friccionadas, entre crianças e adultos, é composta por: Cordas Rouxinol (violino e viola adulto iniciante), Cordas IFCE (violino e viola adulto iniciante), Grupos de violoncelos e contrabaixos da extensão, Cordas Sabiá (violino e viola adulto intermediário), Cordas Canário (violino infantil iniciante), Cordas Bem-te-vi (violino infantil iniciante), Cordas Tico-tico (violino infantil intermediário) e Violas de Extensão (iniciante adulto). A coordenação é das professoras da UFC, Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz.

O Coral Infantil da Casa de Vovó Dedé e o Grupo de Canto Lírico da UFC também estarão presentes no evento, cantando músicas natalinas. Juntos, serão cerca de 25 cantores no palco do Clássicos na Lagoa. Para completar a programação, a Camerata de Cordas da UFC irá se apresentar com 18 integrantes.
Essa grande festa terá também como um dos destaques a primeira apresentação da Escola de Música Clássicos na Lagoa, regida pelo maestro Nadilson Gama e mantida pelo ICM. Voltada aos jovens de colégios públicos do Porangabussu, a escola oferece aulas gratuitas de violino e disponibiliza os instrumentos musicais. Outra atração do evento será a pintura de um mural antes das apresentações, como resultado de duas oficinas de grafite promovidas também pelo ICM e realizada pelo artista Roni Flow.

SERVIÇO

Projeto: Clássicos na Lagoa. Apresentação: Concerto Natalino. Local: Lagoa do Porangabussu. Data: 7 de dezembro – sexta-feira. Horário: 17 horas. Contatos: Giovana de Paula (assessoria de comunicação): 99982.0608

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter