31 C°

domingo, 17 de dezembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Domingo é importante na audiência da TV, dizem especialistas

quinta-feira, 07 de dezembro 2017

Imprimir texto A- A+

Especialistas em televisão lembram que a disputa para ser líder aos domingos na TV é antiga. “É o dia da semana mais importante para as emissoras. Programas como o do Faustão, do Silvio Santos e do Gugu já foram sinônimo desse dia da semana”, lembra Julio Cesar Fernandes, pesquisador de TV e professor da Faculdade Cásper Líbero.

Hoje faltam nomes fortes e com mais carisma, como havia nos anos 1980 e 1990. “O domingo está tentando se reinventar. O público está órfão de um apresentador que simbolize esse dia específico, como foi o Chacrinha, por exemplo. O que o Faro e a Eliana fazem não é novo, são releituras de tudo o que já foi feito”, avalia Claudino Mayer, doutor em teledramaturgia e professor da Faculdade Progresso.

A disputa pela audiência, no entanto, provoca a criatividade dos programas. “É instigante e positivo para todo o mundo que haja essa disputa. Tanto a Eliana quando o Rodrigo Faro fazem isso de forma saudável”, avalia Mayer. “O Faro vai mais pelo lado social e emotivo, e a Eliana tem um trabalho parecido, mas ela dá mais destaque à beleza e apresenta novas tecnologias. Acho que, nesse sentido, ela está à frente do concorrente”, completa o especialista.

Já para Julio Fernandes, os programas sempre acabam sofrendo um pouco com o sensacionalismo. “Por diversas vezes, os dominicais perderam a mão, como a banheira do Gugu, ou o quadro do sushi erótico no Faustão. O Faro acertou bem por muito tempo, mas precisa se reinventar. Já Eliana está arriscando com um quadro que fica em um limite perigoso”, fala o especialista.

O fato de Eliana ter voltado recentemente ao ar e de ter passado por momentos delicados em sua gravidez também despertou a curiosidade do público. “É preciso sentir o que vai acontecer, depois de um tempo, quando essa fase passar”, diz Mayer.

Fonte: Folha Press

Mais conteúdo sobre:

domingos na TV

outros destaques >>

Facebook

Twitter