segunda-feira, 24 de setembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Dragão Do Mar Assume Gestão Do Centro Cultural Iracema

sexta-feira, 23 de fevereiro 2018

Imprimir texto A- A+

O Instituto Dragão do Mar dá início hoje, à ocupação das instalações do prédio da antiga Casa Boris localizado na rua Bóris, 90, na Praia de Iracema. A primeira atividade são as gravações do programa Porto Dragão Sessions que começa às 14h no Teatro que ainda leva o nome de Sesc Senac Iracema. O prédio será a sede do Porto Dragão, produtora de conteúdo e aceleradora de projetos artísticos do Instituto Dragão do Mar e terá uma programação artística e cultural que ainda está sendo formulada.

Além do teatro, o espaço conta com salas de dança, auditório, galeria de arte, área de shows e salas administrativas. Segundo Paulo Linhares, Presidente do Instituto Dragão do Mar, será feita uma pequena reforma para adaptação do espaço e que a proposta é criar mais um lugar de difusão e formação de público da Praia de Iracema. “A programação do Porto Dragão terá ênfase em música e nas artes cênicas; teatro, dança e circo”, adianta Linhares.

Em paralelo a ocupação, acontece a partir da próxima semana a primeira reunião da comissão dos teatros da Praia de Iracema que irá discutir uma política para os sete equipamentos de teatro da região. Estão envolvidos nesse debate; o Teatro da Praia; Três marias, Teatro do Dragão do mar; Boca Rica; do Porto Iracema das Artes; Anfiteatro do Dragão do Mar e o​​ do Sesc Iracema que em breve ganhará novo nome.

Fazem parte da comissão: Representantes da Escola Porto Iracema das Artes; Natasha Faria, Coordenadora de Criação e Produção; Coordenador do Laboratório de Teatro, Andrei Bessa e a Coordenadora do Programa de Dança, Cláudia Pires. Do Instituto Dragão do Mar; Presidente Paulo Linhares; Rogério Mesquita, Curador do Teatro do Dragão do Mar; João Wilson, Diretor de Ação Cultural; Isabel Andrade, Diretora de Comunicação do Instituto Dragão do Mar. Representantes de teatro, circo e dança do Fórum das Linguagens Artísticas, e a diretora do Grupo de Teatro Máquina; Fran Teixeira.
O espaço Centro Cultural Iracema será ocupado gradativamente e terá gestão integral do Instituto Dragão do Mar a partir do dia 31 de março de 2018.

Porto Dragão Sessions
O programa tem por objetivo criar conteúdo em música e depois distribuí-lo em plataformas digitais, com o intuito de fomentar a produção artística musical do Ceará. Foram 15 artistas selecionados que vão ser contemplados com cinco conteúdos: uma coletânea da Nova Música Cearense, com 20 faixas, para difusão e distribuição em meio digital; um programa de 26 minutos para veiculação em canais na web; dois videoclipes ao vivo de cada banda/artista selecionado; duas faixas mixadas e masterizada, de cada banda/artista selecionado; e uma playlist com bandas/artistas selecionados para difusão em plataformas digitais.

As gravações de amanhã (23), serão com a banda Projeto Rivera, às 14h, e às 16h, com o artista Daniel Groove. A previsão é que as gravações de todos os selecionados ocorram até o dia 3 de março de 2018, quando os trabalhos entram em fase de pós produção.

outros destaques >>

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter