30 C°

quarta-feira, 28 de junho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Flávio Paiva lança seu livro “Bulbrax – Sociomorfologia Cultural de Fortaleza”

sexta-feira, 19 de maio 2017

Imprimir texto A- A+

Atento à condição especial de Fortaleza, como lugar marcado por grandes concentrações e ao mesmo tempo formado por uma sociedade inventiva e bela, o jornalista, escritor e compositor Flávio Paiva uniu literatura e música em um desassossegado ensaio experimental sobre a capital cearense. O autor convidou a cantora Ilya, do coletivo Tripulantes da Sabiabarca, para ser a voz das ilustrações musicais de Bulbrax, e, para a produção do CD, contou com a inventividade de Gustavo Portela e a participação especial dos cantores Daniel Groove e Chico César. No palco do show de lançamento, que terá entrada franca, estarão presentes Daniel Groove, Orlângelo Leal (da banda Dona Zefinha) e o sanfoneiro Nonato Lima.
A obra, editada pelo Armazém da Cultura, foi ilustrada pelo artista plástico Mário Sanders, com projeto gráfico de Suzana Paz. A criação visual de Sanders foi animada pela designer gráfica portuguesa Cláudia Rodrigues para projeção sincronizada com as músicas na hora do show. A cantora Ilya será acompanhada de banda formada por Gustavo Portela, Aldenor Paiva, Pepeu e Bruno Rafael.
Flávio Paiva diz que o uso dos efeitos de projeções será possível por conta da generosidade dos produtores do musical Ceará Show, que cederam a tela de Roscoscreen utilizada no espetáculo deles. “É uma tela especial, utilizada em grandes casas de ópera e teatros do mundo, que fica no meio do palco e permite aos artistas interagirem com imagens nítidas e brilhantes”, realça.
Bulbrax é um convite ao despertar da metrópole para a potência dos seus vínculos culturais, pelo olhar do novo realismo, da emancipação imaginária, da antropologia descolonizadora e da geografia cultural. O autor quis uma palavra que transmitisse a ideia de algo derivado de bulbo, com sonoridade de estalo, brax, para, com isso, tratar a propagação cultural por meio da divisão horizontal de touceiras e não do tradicional conceito verticalizado, que se estende da raiz ao fruto para que surjam sementes.
Cada capítulo, que o autor chama de campo de sentido, é um convite ao leitor e ouvinte para experienciar estados de ser e estar no mundo na condição de sociedade aberta, e um apelo à cidade de Fortaleza, que tem todos os atributos necessários para ser “um importante centro urbano mundial, e não apenas uma cidade com aparência esnobe e vazia como tem se caracterizado por força de sua infeliz trama de esforços concentradores e ostentativos”, como instiga Flavio Paiva.
Em Bulbrax, o autor transforma a cidade em laboratório de escrita e de som, não como palavras de fundo ou trilha sonora, mas como experiência em si, cheia de revelações inusitadas e ambientações sonoras, destacando a força dos sentimentos, afetos, descoberta da escuta, em produção literária e musical urbana, capaz de proporcionar prazer estético e reflexão, com repertório literário e musical voltado às peculiaridades que distinguem Fortaleza como lugar surpreendente e único.

SERVIÇO

Show de lançamento do livro-CD Bulbrax, de Flávio Paiva (Armazém da Cultura). Dia 23/05/2017, às 19:30, no Teatro do Ceará Show. Av. da Abolição. 2323 – Meireles – Fortaleza-CE. Preço de capa: R$ 85,00. Entrada franca.

outros destaques >>

Facebook

Twitter