quarta-feira, 16 de janeiro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Lívia Parente e os segredos do “Tô Linda”

sexta-feira, 07 de agosto 2015

Imprimir texto A- A+
 

 

 

 

O nome já anuncia o que vem pela frente. O “Tô Linda” (www.tolinda.com) reúne beleza, entretenimento, leveza e informação. A criadora do blog, Lívia Parente, é fisioterapeuta especialista em estética e maquiadora profissional. Apesar da experiência com maquiagem, a blogueira ressalta que compartilha também sua visão como consumidora e busca inspiração nas leitoras para desenvolver as pautas.

“A minha proposta inicial era a de compartilhar tudo que eu aprendi como maquiadora/consumidora sobre técnicas e produtos de beleza. Antes eu escrevia o que eu gostava de ler, hoje procuro ouvir muito as minhas leitoras e acabo precisando pesquisar sobre coisas que antes não tinha tanta afinidade ou interesse”, explica Lívia.

Contabilizando três mil visualizações mensais no blog, Lívia revela que aprende bastante com o seu público e destaca a sinceridade como ponto alto do “Tô Linda”.  “Sou sempre muito sincera em minhas opiniões e acredito que ganho a confiança de quem me lê por isso. E o aprendizado é diário, pois nunca fui muito tecnológica e tive que aprender a usar programas e aplicativos – muitas vezes me perco com tanta informação, mas procuro respirar fundo e ir atrás do que preciso”, afirma.

Para desvendar os segredos do sucesso do “Tô Linda”, o jornal O Estado entrevistou Lívia Parente, que também falou sobre o dia a dia do blog e da administração de outras plataformas (facebook e instragram). 

Lívia, quando você criou o Tô Linda e por quê?

O Tô Linda foi um upgrade do meu antigo blog (Pinup Makeup). Senti necessidade de deixar o nome mais fácil e fazer com que as pessoas pudessem compreender e fixar melhor na cabeça. A princípio seria “Tô Linda depois dos 30”, mas, como tenho planos longos para o blog, não quis deixar vinculado a um período da minha vida e também queria que as dicas tocassem públicos de várias idades – que é o que acontece hoje!

Qual era sua proposta inicial e o que acha que mudou ao longo do tempo?

A minha proposta inicial era a de compartilhar tudo que eu aprendi como maquiadora/consumidora sobre técnicas e produtos de beleza. Antes eu escrevia o que eu gostava de ler, hoje procuro ouvir muito as minhas leitoras e acabo precisando pesquisar sobre coisas que antes não tinha tanta afinidade ou interesse. Aprendo muito também, antes de compartilhar, com as sugestões que elas sempre me deixam nas minhas mídias sociais. O objetivo é escrever sobre tudo que ajude uma mulher a se olhar no espelho e dizer: Tô Linda!

Desde a criação, o blog já acumulou quantos acessos? Como você avalia o retorno do público?

O blog Tô Linda tem uma média de três mil visualizações mensais – ainda estou recuperando o meu público do Pinup Makeup -, que tinha um média de 14 mil. Apesar de ter menos visualizações que o blog anterior, hoje tenho mais interatividade com o leitor – com mais comentários na página e muito mais compartilhamentos em redes sociais.

Como você define o perfil editorial do blog?

Tô Linda tem um foco voltado para a beleza – tudo que esteja relacionado ao universo da beleza (maquiagem, cosmético, cabelos, unhas, moda, tendências, acessórios e até estética corporal e facial). Com uma ênfase que mistura o entretenimento e a informação útil à saúde e perfil geral das leitoras, procuro manter um conteúdo leve, porém, relevante para quem me segue.

Outros blogs tratam também de moda, beleza e outros temas que são abordados por você. Qual é o diferencial do Tô Linda?

Acho que meu diferencial é que procuro unir meus conhecimentos e formações – na área de saúde e estética, a partir do curso superior em fisioterapia, e em maquiagem profissional – aos anseios das leitoras e à minha percepção pessoal da evolução do mercado e das tendências no que toca a beleza, chegando a um resultado ao mesmo plural e com a leveza da linguagem informal. Para mim, e minhas leitoras, o assunto é sério, mas também é diversão.

Como você trabalha as pautas para o blog?

Normalmente, eu anoto as sugestões dos leitores e me baseio nelas para produzir conteúdo, mas faço posts relacionados a novidades das marcas, eventos em que participei ou assuntos que acho relevante. Mas, a minha prioridade hoje são os pedidos dos leitores. O blog pra mim é a junção de três coisas: o site, instagram e facebook. Normalmente as redes sociais dos outros blogs servem apenas para divulgação dos post e no caso do Tô Linda não. Existe conteúdo semanal no blog, mas conteúdos diários no Instagram e Facebook com dicas rápidas e informações relevantes ao público que gosta do assunto.

Para você, qual é o papel das redes sociais para um blog de sucesso?

As redes sociais hoje interligam muitas coisas, informações, opiniões, dados e com o Tô Linda não é diferente. Hoje, digo que o blog tem três plataformas (site, Instagram e Facebook), já que produzo conteúdo para as três.

Analisando o contexto cearense, quais são os principais desafios e conquistas dos blogueiros locais?

Os desafios são muitos ainda. Precisamos de valorização por parte de parceiros e anunciantes que desconhecem o poder de formação de opinião que um blog tem. Esse tipo de reconhecimento já é possível no Sul e Sudeste. Mas temos alcançado um público fiel e participativo, que reconhece e sabe valorizar nossa opinião – o que nos estimula a continuar escrevendo.

O que você trouxe de sua personalidade para o blog e o que você adquiriu para sua vida com essa experiência?

Sou muito curiosa e busco tudo que eu puder colher de informação para escrever um post, sou muito detalhista e acho que quem lê os meus posts sente a sinceridade em minhas palavras. Sou sempre muito sincera em minhas opiniões e acredito que ganho a confiança de quem me lê por isso. E o aprendizado é diário, pois nunca fui muito tecnológica e tive que aprender a usar programas e aplicativos – muitas vezes me perco com tanta informação, mas procuro respirar fundo e ir atrás do que preciso.

Além do Tô Linda, você já teve experiência com outras mídias?

Sim, com o Pinup Makeup, como citei anteriormente. O blog Pinup Makeup era do portal Tribuna do Ceará e ficou ativo por 1 ano e 7 meses. Hoje, o Tô Linda também é parceiro do Tribuna.

Em sua opinião, o que não pode faltar no blog que fala sobre beleza?

Não pode faltar conhecimento. Falar sobre beleza pode parecer fácil, mas exige todo um universo de informação, que envolve os produtos de beleza. As brasileiras têm tipos de cabelos, peles e corpos diferentes, pois somos um povo muito diversificado e o mercado da beleza oferece produtos e técnicas para cada tipo de mulher – e isso requer pesquisa e conhecimento para escrever e falar com propriedade.

Se você pudesse resumir o Tô Linda em uma palavra ou frase, qual seria?

Acho que beleza, pois resume sobre tudo o que escrevo.

Para finalizar, quais são suas recomendações para quem vai começar um blog?

Primeiramente, diria que é importante escrever sobre o que se gosta. Não adianta fazer um blog se ele não tiver a sua cara – sua personalidade precisa ser transmitida através da sua opinião. Em segundo lugar, diria que é preciso ter propriedade no que vai escrever. Pesquise, leia outros blogs, busque outras opiniões não só na internet e nas outras mídias sociais, assista vídeos, vá a palestras e conferências. Absorva o mundo sobre o seu blog, isso vai ajudar naturalmente a ter sempre conteúdo bom!

Glossário

Upgrade – É uma palavra já incorporada ao idioma português. A tradução literal do inglês seria “grau acima”. É um jargão comum em informática, mas tem significado mais abrangente, podendo fazer referência a atualização, troca ou acréscimo de algo.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter