quinta-feira, 18 de outubro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

“Pertenço” abre segunda noite do Festival de Dança do Litoral Oeste

sexta-feira, 10 de agosto 2018

Imprimir texto A- A+

Um dos espetáculos montados pelo Itinerário Formativo de Dança do Instituto Ecoa de Sobral (Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes), o “Pertenço”, vai abrir a segunda noite do 10o Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará, na cidade de Trairi (Praça da Justiça). A apresentação acontece no próximo sábado (11), a partir das 19h30. O acesso é gratuito.

O trabalho, que conta com direção coreográfica de Rubens Lopes (Fortaleza) e direção dramatúrgica de Gerson Moreno, diretor do Balé Baião, nasceu do encontro de pessoas de diferentes idades e distintas experiências com danças. Cada uma delas trouxe seu trajeto para compartilhar e assim teceu-se um processo de composição e dramaturgia, partindo primeiramente das pessoas-corpos, de suas memórias, ancestralidades e clamores contextuais.

Itinerário Formativo
De acordo com Xauí Peixoto, diretor de ação cultural e cidadania do Instituto Ecoa, Sobral tem se esforçado para manter uma política de acesso e direito às artes e à cultura, com foco no desenvolvimento humano, social e econômico. “No ano passado, convidamos os artistas da cena local para pensar o processo de concepção dos programas de formação da Escola de Artes. O resultado desse encontro foi a estruturação dos Itinerários Formativos, que são percursos de média e longa duração”.

Para o gestor, essa circulação dos artistas, projetos e exposições revela para o resto do estado o compromisso da atual gestão com o fortalecimento e a ampliação da política #CulturalOcupaSobral. “Nós queremos ocupar todos os espaços através de diversos programas e ações de formação. Hoje, podemos dizer que somos uma das cidades, com até 500 mil habitantes, que tem o maior volume de investimento em política cultural”, analisa.

Uma década em companhias
Essa é a primeira participação do Itinerário Formativo no Festival de Dança do Litoral Oeste já considerado um dos principais eventos do gênero no Ceará. Com formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão, os municípios de Itapipoca, Trairi e Paracuru se dividem como sede do Festival, que este ano acontece até o dia 11 de agosto, reunindo companhias, grupos e artistas do Brasil e de outros países.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter