terça-feira, 17 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Programação: escola na Vila de Jericoacoara recebe oficinas gratuitas de hoje até sábado

terça-feira, 10 de setembro 2019

Imprimir texto A- A+

Nem só o turismo movimenta a Vila de Jericoacoara/CE! Conhecida por suas belezas naturais, mas igualmente com necessidades sociais – como a maior parte das cidades do interior do pais – a vila será sede de uma semana intensa de formações gratuitas, que visam ressaltar a importância da arte, cultura, incentivo à leitura e a educação ambiental sendo trabalhadas desde a escola, empoderando os moradores locais, alunos, educadores a continuarem lutando por ações voltadas a sustentabilidade e preservação desse cenário da região, rodeado de obras da natureza.
Com vagas abertas para educadores de todas as escolas da rede pública de ensino do município, o Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário, levará oficinas de Xilogravura e Estamparia, Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Música, Teatro de Bonecos, Mediação de Leitura, Produção Audiovisual, Patchwork, Educação Ambiental com montagem de horta escolar, além de uma formação em Turismo Sustentável, que será aberta para participação dos Guias da região.
A programação começa no dia 10 de setembro, com um Seminário Intermunicipal de Apresentação do PDE, que será realizado de 08h às 12h, no auditório do Pólo de Lazer da Vila de Jericoacoara. Na mesma semana, entre os dias 11 e 13 de setembro, começam as atividades das oficinas práticas, que serão divididas em dois espaços, contando com ações na Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação (Escola da Vila) e atividades de Música e Teatro sendo promovidas no Pólo de Lazer de Jijoca de Jericoacoara. O encerramento das atividades, contará com apresentações de música e teatro promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto ao público, no dia 14 de setembro, às 19h, na Praça principal de Jericoacoara.
Além da semana de capacitações tendo como temática central trabalhar a conscientização sobre o uso racional e importância da água, a escola sede das atividades receberá todo o apoio de estrutura material para potencializar as ações do projeto, sendo contemplada com a doação de um acervo de mais de 600 livros literários, prateleiras, espaços ambientais e uma rádio completa com equipamentos de comunicação.
O projeto já iniciou o processo de inscrições, que podem ser realizadas através do e-mail: administrativo@brasilsolidario.org.br ou em contato com a Secretaria de Educação do Município de Jijoca de Jericoacoara.
As formações pretendem mobilizar mais de 400 participantes, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do município. Com apoio da Cagece, Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, materiais sistematizados e de apoio do IBS também estão sendo viabilizados para a rede municipal, de forma que as ações cheguem não somente à escola da vila!

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter