sexta-feira, 22 de março de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Segundo Desfile Cênico da Festa da Uva reúne 15 mil pessoas

domingo, 02 de março 2014

Imprimir texto A- A+

Na noite em que o Monumento Nacional ao Imigrante completou 60 anos, o segundo Desfile Cênico Musical da Festa Nacional da Uva 2014 exaltou a força, a fé, o trabalho e a coragem dos povos que desbravaram essas terras e construíram a prosperidade de Caxias do Sul. De acordo com a Brigada Militar, cerca de 15 mil pessoas prestigiaram a apresentação que ocorreu em data extra, em virtude do mau tempo.

O desfile desta sexta-feira foi dedicado à memória de Mario Vanin, ex-prefeito de Caxias do Sul, apaixonado pela Festa da Uva e por Caxias do Sul. A abertura, com a Cia. Municipal de Dança, coloriu a Catedral Diocesana, no centro da cidade, e os dançarinos suspensos encantaram a plateia. As vozes do Coro Sinfônico da Festa da Uva, acompanhadas pela Orquestra Municipal de Sopros, deram o tom durante todo o espetáculo, com trilha sonora executada ao vivo.

O primeiro bloco, Pioneiros, trouxe a frente das bandeiras dos povos, o Rio Grande do Sul e o Brasil, evidenciando a amplitude da Festa da Uva. Oceano acima, mato adentro, línguas diversas e um mesmo sonho: colher, plantar e crescer. O carro que representa a inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante foi bastante aplaudido. As Embaixatrizes da Festa da Uva mais uma vez trouxeram emoção e alegria à Sinimbu.

O segundo bloco, Nação de Nações, evidenciou os povos que, na sua singularidade, formaram o que somos hoje. A chegada no Campo dos Bugres, a gastronomia e a diversão tomaram conta do público. A frase “Somos uma nação de nações”, usada por Getúlio Vargas em 28 de fevereiro de 1954, pareceu prever o que a cidade se tornou.

O Porto de Esperanças, terceiro ato, representou os povos que aqui se estabelecem até os dias atuais. De país da Cocagna, essa terra se tornou um porto de esperanças para onde acorrem migrantes do Brasil inteiro. Com sabor e aroma de uva, a Festa da Uva cria uma nova identidade, feita de alegria e muita diversidade. Ao final, o carro que trouxe a Rainha Giovana Crosa e as Princesas Gabrielle Debastiani e Karina Furlin foi aplaudido de pé pela multidão.

O próximo Desfile Cênico ocorre neste domingo, 2 de março. As outras datas são 5, 6, 7, 8 e 9 de março, sempre às 20h. Os ingressos para as arquibancadas custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos) e estão à venda no site oficial da Festa da Uva ou na bilheteria da Casa da Cultura. Nesta segunda e terça-feira de Carnaval, a bilheteria abre em horário especial: das 12h às 16h.

A Festa Nacional da Uva 2014 acontece de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014 em Caxias do Sul. São patrocinadores master do evento Bradesco, Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Caxias do Sul, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura e patrocinadores Agrale, Cadence, Cielo, Empresas Randon, Marcopolo, Intral, Lojas Colombo, Vinícola Perini e Petrobras.

REDAÇÃO O ESTADO ONLINE
Fonte: Ass. de Imprensa

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter