28 C°

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Terceira edição de “A praça” será lançada no Cine São Luiz

sexta-feira, 21 de Abril 2017

Imprimir texto A- A+

A obra A praça, do já falecido escritor e historiador Mozart Soriano Aderaldo, será relançada amanhã (22), data em que se comemora o centenário de nascimento do escritor, que também foi professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). A terceira edição do livro será apresentada às 19 horas, no hall do Cine São Luiz.

Mozart Soriano Aderaldo nasceu na cidade do Brejo, no Maranhão, em 22 de abril de 1917. Cursou a Faculdade de Direito, no Rio de Janeiro, até o terceiro ano, e colou grau de bacharel e doutor em Direito em Fortaleza em 1940.

Apesar de não ser cearense, dedicou boa parte de seus estudos à história da capital cearense. Ao longo da vida, acumulou condecorações e medalhas, entre elas, o título de Professor Emérito da UFC em 1994, Cidadão Cearense em 1979 e Sereia de Ouro em 1994.

Mozart Aderaldo exerceu cargos políticos como o de Prefeito de Senador Pompeu, Diretor da Imprensa Oficial, Secretário de Estado no Governo Plácido Castelo. Iniciou o magistério superior na UFC em 1948 e atuou também como jornalista, poeta, ensaísta, historiador, memorialista, crítico literário e conferencista. Foi integrante do grupo literário Clã, Presidente do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras.

O escritor morreu em Fortaleza, em 25 de junho de 1995, aos 78 anos, deixando uma extensa obra acadêmica e literária, incluindo a publicação de dezenas de livros.

Sobre o livro
A primeira edição foi lançada em 1989, época em que o autor fez uma campanha pela restauração da Praça do Ferreira. O livro surgiu em tom de protesto e teve nova edição em 1991, após a reforma da praça, que devolveu a ela as características de espaço de encontro e convivência dos fortalezenses.

outros destaques >>

Facebook

Twitter