segunda-feira, 17 de junho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

VII Festival União da Ibiapaba acontece na cidade de Tianguá

quarta-feira, 18 de dezembro 2013

Imprimir texto A- A+

A sétima edição do FUI – Festival União da Ibiapaba, começou ontem e acontece até 22 de dezembro de 2013 na hospitaleira cidade cearense de Tianguá. Entre as atrações, Rogério Soares, Chico Pessoa, Nayra Costa, BigNel, Régis e as bandas Zumira e Dona Leda, além de outros artistas do Movimento Surto, de Tianguá, e nomes da música de municípios vizinhos, da região serrana. Ainda no campo artístico, numa parceria do FUI com o Cine Ceará acontecerá uma Mostra Audiovisual que vai exibir os filmes curta metragens premiados no 23° Cine Ceará. Será realizada também uma exposição das obras do conceituado artista plástico cearense Vando Figueiredo e uma eclética Feira Cultural, de Artesanato e Negócios.

Além das atrações musicais e cinematográficas, serão realizadas 10 oficinas educativas, sendo cinco no período da manhã e cinco no turno da tarde. São elas: “Música – Ação e Criação” com o cantor, compositor e músico cearense Serrão de Castro; “Brincando e Reciclando” ministrada pelo educador Carlos Careca; “Projeto Reciclocidades” com as instrutoras Rita de Cássia Teixeira e Josinete Melo Santos; “Expressão e Movimentos Coletivos” com Everton Furtado Soares e “Dança Vertical” com as professoras Rosane Costa Nóbrega e Nitchia Britto.

No campo das discussões sobre a realidade da região, acontece também um debate sobre “A Cultura, o Turismo e o Desenvolvimento Sustentável na Serra da Ibiapaba”. Participam do evento, o prefeito de Tianguá, Jean Nunes Azevedo; o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Paulo Mamede; o deputado estadual Sérgio Aguiar e o deputado federal João Ananias.

O prefeito da cidade, Jean Nunes Azevedo (PSB) está otimista quanto ao sucesso do evento: “estamos ansiosos com a realização do FUI, pela primeira vez na minha administração. Faremos uma boa divulgação na cidade, num conjunto de ações para atrair um grande público. Creio que, com todas essas atrações, culturais e educativas, durante todos os dias movimentaremos a nossa cadeia produtiva do município e da região”, resumiu.

O Festival tem como principal meta estabelecer o fortalecimento da cultura, turismo, conscientização ecológica, compromisso social e crescimento econômico dos municípios que compõem a região da Ibiapaba: Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ipú, Croatá, Pires Ferreira, Reriutaba.

O Festival União da Ibiapaba (FUI) integra as cidades da Serra da Ibiapaba, conhecida pela sua beleza de vegetação e clima ameno. É uma fusão do cerrado e remanescentes de Mata Atlântica. No cenário, muito verde, cachoeiras e o colorido das flores.

Em meio à diversidade, a natureza da serra atrai os praticantes do ecoturismo. Durante o festival, serão realizadas atividades de esportes de aventura, visitas às cachoeiras e às reservas florestais de Tianguá e Ubajara, pelas trilhas mais conhecidas da chapada.  Na região da Ibiapaba, encontram-se vestígios pré-históricos em gravuras rupestres nas pedras. Calcula-se que a idade desses desenhos fica entre quatro mil e sete mil anos, antes mesmo da chegada dos primeiros índios na região.  Quanto aos pratos típicos da Serra da Ibiapaba, os turistas podem degustar delícias caseiras e quitutes locais, como doces, geleias, licores e a famosa cachaça artesanal. Tem ainda o café da manhã reforçado: cuscuz, tapioca, sucos de frutas da época, pães e o café direto do fogão à lenha.

PROGRAMAÇÃO

Shows musicais na Praça do Ginásio. Dia 20 de dezembro de 2013 – Sexta-feira. Steel Hunter. BigNel com a Banda Kapruk e Ronald de Carvalho. Dona Leda. Dia 21 de dezembro de 2013 – Sábado: Movimento Surto, Banda Zumira, Rogério Soares e Nayra Costa. Dia 22 de dezembro de 2013 – Domingo. Dança – Divino Movimento. Banda Pedra Rara. Régis e Chico Pessoa.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter