12 de setembro de 2013

A influência da música no desenvolvimento infantil

Por: Jennifer | Comentários (0)

musica-2Todos nós gostamos de algum tipo de música, ela está presente na história do ser humano há tempos e exerce grande influência sobre suas vidas. A música é uma linguagem universal e não é necessário nenhum tipo de aprendizado para absorvê-la, porém ela pode servir para o nosso aprendizado desde cedo. O processo de crescimento de uma criança vai muito além do desenvolvimento cognitivo ou de aspectos físicos e intelectuais, esse processo engloba também o amadurecimento afetivo e social, tão necessário para a nossa interação com o mundo.

bebe_musica[1]

Todos estamos inseridos em algum tipo de cultura e a música faz parte desse meio, então acostumar um bebê desde cedo com esses sons o fará se sentir inserido em alguma “tribo cultural” no futuro. E esse estímulo começa desde sua vida no útero. Ao mesmo tempo que a música possibilita a diversidade de estímulos, por ser relaxante, na maioria das vezes, pode estimular a absorção de informações. Várias pesquisas apontam grandes resultados de crianças que tiveram aulas ao som de música clássica, pois a mesma leva a pessoa do nível alfa (alerta) para o nível beta (relaxado, mas atento), quando a ciclagem cerebral baixa as atividades neuronais aumentam se tornam mais rápidas, facilitando a concentração e a aprendizagem. Um grande exemplo disso é o Efeito Mozart, um termo cunhado por Alfred A. Tomatis para um alegado aumento no desenvolvimento cerebral que ocorre em crianças com menos de 3 anos, quando elas ouvem música de Wolfgang Amadeus Mozart.

bebe-ouvindo-musica

No lado afetivo, todos nós sabemos que o bebê tende a se acalmar ouvindo músicas serenas, basta prestarmos atenção nas músicas de ninar. O que está esperando para colocar musiquinhas doces ou cantar canções serenas para seu filho? Afinal as cantigas que aprendemos desde a nossa infância são formas inteligentes que a nossa sabedoria inventou para nos preparar para a vida adulta, pois tratam de temas complexos e belos, falam de amor, de disputa, de trabalho, de tristezas e de tudo que a criança enfrentará no futuro, queiram nós pais ou não. São experiências que nem o mais sofisticado brinquedo eletrônico poderá proporcionar, então aproveite esse momento de ligação afetiva com seu filho, Tenho certeza que você também entrará em processo de relaxamento junto com ele.

Aqui em casa o papai da Sophia baixou um montão de músicas para ela, tem até as musiquinhas na hora do banho, isso nos ajuda ter um bebê bem mais calmo!!!

1229920_593578860683764_2043527756_n

Abraços!!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>