quinta-feira, 18 de outubro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Carreiras jurídicas que prometem explodir no mercado de trabalho brasileiro

sexta-feira, 10 de agosto 2018

Imprimir texto A- A+

Ocurso de Direito é um ramo de muitas possibilidades. Para acompanhar as transformações da sociedade, as leis também precisam mudar. Por isso, conforme as mudanças ocorrem, novas ramificações no Direito vão surgindo. O advogado possui, hoje, diversas especializações à disposição para trabalhar na área em que mais se encaixa. Entretanto, existem algumas carreiras jurídicas em ascensão no momento que prometem movimentar o mercado de trabalho no Brasil.
Para o advogado recém-formado, vale a pena investir em estudos em uma dessas áreas, ainda pouco conhecidas.

Direito da Tecnologia
O Direito da Tecnologia é cada vez mais necessário, pois com as inovações que ocorreram no âmbito digital houve um aumento na velocidade da produção de informação, o que afeta mais pessoas e necessita de uma atuação diferente dos profissionais.

Segundo Renato Torres, presidente Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/CE, o Direito da Tecnologia sempre foi um tema relevante, partindo da popularização da internet passou a ter mais relevância e após a popularização da internet nas residências e o uso de smartphones, como também o barateamento dos aparelhos, facilitou o acesso. “Hoje, aumentou o estudo da área do direito da tecnologia, ao contrário do que muitos pensam, internet não é terra sem lei, as leis funcionam no mundo virtual, assim como funcionam na vida real”.

O Direito da Tecnologia envolve tanto o direito de internet como o digital. O ramo tem crescido consideravelmente após a promulgação do Marco Civil da Internet, em 2014, que trata-se de uma lei federal a qual estabelece direitos e deveres nas relações online. O especialista, Renato Torres, lembra da Lei Carolina Dieckmann e da lei contra o cyberbullying, que foram desenvolvidas para adaptarem-se à realidade de novos tipos de crimes ocorridos no campo da informática.
No Ceará, a comissão da OAB dedica-se ao incentivo e promoção de pesquisas e estudos dentro do Direito da Tecnologia da Informação, e na difusão de conhecimentos na área através de seminários, palestras e cursos.

Direito de Liberdade Religiosa
O Direito à liberdade religiosa é garantido pela Constituição Federal, de forma a assegurar o livre exercício dos cultos religiosos. Apesar de o Brasil ser um Estado laico e de muitas crenças, a população ainda convive com muitos casos de preconceito e intolerância religiosa, portanto uma área promissora para advogados engajados na causa e que queiram contribuir com a defesa de pessoas ou comunidades vítimas de ataques por questões religiosas.

De acordo com o presidente da Comissão de Direito de Liberdade Religiosa da OAB-CE, Robson Sabino, a área carece de representantes em todo o Brasil. “No Brasil inteiro, existem poucas comissões com essa temática nas seccionais da OAB e no Nordeste, existia apenas em Recife. Nesses últimos três anos, a OAB/CE criou a Comissão de Liberdade Religiosa tendo em vista a necessidade, cada vez mais frequente, de promover e defender a liberdade religiosa, principalmente com o aumento de casos de intolerância religiosa”, disse o advogado.

Os advogados do ramo, no Ceará, participam constantemente de eventos em escolas e faculdades mostrando às pessoas a importância do respeito à crença ou à não crença do próximo. “O Brasil é um Estado laico, que pode e deve participar em conjunto com as igrejas de projetos sociais e ações que promovam a liberdade, o estado democrático de direito e a dignidade das pessoas. O que o Estado não pode fazer, é dar preferência a uma religião”, explicou Robson Sabino.

Direito Desportivo
Para os amantes de esportes, que querem atuar como advogados, mas que não abandona o campo de futebol, o Direito Desportivo é uma ótima opção. O ramo trata de questões jurídicas nos esportes, desde uma negociação de transferência de um atleta à uma ação de representação no tribunal desportivo.
A área está em alta, principalmente com o surgimento de novas modalidades amadoras e com as tecnologias que vêm sendo implantadas desde a Copa do Mundo 2014, como dos Jogos Olímpicos. Como o mercado ainda é restrito e pouco explorado, para se destacar, a dedicação nos estudos é fundamental.
No Ceará, a Comissão de Direito Desportivo da OAB/CE, é presidida pelo advogado Eugênio Duarte Vasques, e um dos objetivos é auxiliar aos advogados que procuram por cursos de capacitação e estudos na área.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter