quarta-feira, 19 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Pela primeira vez, em 85 anos, duas mulheres vão disputar a presidência

quinta-feira, 27 de setembro 2018

Imprimir texto A- A+

Está prevista para a segunda quinzena de novembro, as eleições para a escolha do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB/CE). Pela primeira vez, na história dos 85 anos da instituição, duas mulheres estarão na disputa do cargo. O atual presidente, Marcelo Mota, retirou candidatura e não irá disputar a reeleição.
Atualmente como vice-presidente da Ordem, Roberta Vasques lançou sua pré-candidatura com o movimento Respire, Repense e Reaja. Roberta ganhou o apoio do secretário-geral adjunto Fábio Timbó, que também se candidataria, mas decidiu apoiá-la. Os dois haviam se afastado da atual gestão de Marcelo Mota.

Marcelo Mota, por sua vez, por meio de publicação em rede social, declarou que estaria apoiando a candidatura do ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Erinaldo Dantas. O atual presidente reiterou seu compromisso com a advocacia cearense, esclarecendo que, ao longo de sua trajetória, nunca foi movido por vaidades ou qualquer projeto de cunho pessoal.

“É hora de unir a advocacia cearense para seguirmos avançando em benefício da Ordem. Por isso, anuncio o apoio a Erinaldo Dantas à Presidência da OAB-CE, a quem confio essa missão, ao tempo em que continuarei servindo e defendendo a nossa aguerrida advocacia”, disse.
O Direito & Justiça tentou entrar em contato, por telefone, com Erinaldo Dantas, por diversas vezes, mas não houve sucesso. O pré-candidato já disputou o cargo duas vezes anteriormente, em 2009 e 2012, quando concorreu contra Valdetário Monteiro. Em 2015, Valdetário e Erinaldo não disputaram, os dois apoiaram a chapa de Marcelo Mota.
A advogada Regina Jansen, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/CE, também entrou na disputa, com a chapa Renova Já OAB Ceará, onde defende sair da mesmice e renovar a OAB/CE. Em sua página do Facebook, Regina Jansen afirmou que terá como prioridade, defender a Constituição Federal e promover a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados. “Entendemos que é necessário a manutenção da independência da nossa OAB”, disse.

Resgate do protagonismo
De acordo com Roberta Vasques, sua pré-candidatura foi tomada em decisão conjunta com Fábio Timbó, cujo principal objetivo do movimento Respire, Repense e Reaja, é o resgate do protagonismo histórico da OAB/CE. Além disso, Roberta propõe lutar pela defesa das prerrogativas dos advogados e independência da instituição. “Enfrentamos um Judiciário moroso, o pior em produtividade do Brasil. Nosso movimento será baseado no diálogo, no enfrentamento, propostas e de luta por um Judiciário forte, pois quando temos um Judiciário forte, também temos uma advocacia fortalecida.

Em 2015, Roberta Vasques fez parte da mesma chapa de Marcelo Mota, como vice-presidente para o triênio 2016-2018. Para ela, uma mulher entrando na disputa pela primeira vez é um marco para a advocacia cearense. “Entendemos que é hora de ocupar nosso espaço e seguir com nosso protagonismo, por isso aceitei esse desafio”, disse.

Mudança e União
O advogado Edson Santana também já articulou pré-candidatura para sair como presidente da Ordem. Esta será a terceira vez que ele tentará alcançar o cargo. O Movimento União pela Ordem já foi lançado e conta com o apoio de Júlio Ponte, que é ex-presidente da CAACE.
Segundo Edson Santana, o que a classe da advocacia cearense mais precisa neste momento, tanto na Capital como no interior, é de união. “O movimento representa a mudança da OAB/CE, nosso grande embate é a promoção da mudança e resgate que se afastaram da instituição, como a ética, a luta das prerrogativas. É uma série de bandeiras que a gente levanta por uma OAB representativa, dos diversos segmentos da entidade”, destacou. O pré-candidato ainda frisou que seu projeto não gira em torno de objetivos pessoais nem de um único nome, mas de uma causa e uma ideia.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter