27 C°

domingo, 22 de outubro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Servidoras da Justiça maranhense conhecem sistema de Secretaria Única de Varas em Fortaleza

sexta-feira, 27 de janeiro 2017

Imprimir texto A- A+
TJ-CE

TJ-CE

Servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) visitaram, nesta semana, instalações da Secretaria Judiciária Única das Varas da Fazenda Pública de Fortaleza. A finalidade foi conhecer o novo modelo, que concentra todos os serviços, deixando os gabinetes dos juízes com a produção jurídica.

Elas conversaram com o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Maria dos Santos Sales, e com o secretário executivo da Diretoria do Fórum, Wilton Bessa, sobre o funcionamento da Secretaria.

De acordo com Hayla Castelo Branco, analista e assessora de administração da Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão, a previsão é implantar ainda em 2017 o sistema nas Varas de Fazenda Pública de São Luís. “O objetivo da visita é conhecer o projeto de forma mais específica. Como foi planejado, estruturado e executado. Enfim, o conhecimento necessário para levar e adequar à nossa realidade”, explica.

Ainda de acordo com ela, a Secretaria Única pois possibilita maior celeridade nas respostas aos jurisdicionados. “Essa perspectiva de modernização, de pensar em mecanismos que possam dar maior vazão à demanda, como é o caso da Fazenda Pública, é fundamental”, avalia.

Isabel Fialho, diretora de Secretaria da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, afirmou que a visita proporcionou a obtenção de orientações válidas para o trabalho que a Justiça Estadual do Maranhão pretende desenvolver. “Vimos o que a gente pode levar para lá, o modo de monitoramento de produtividade, a divisão de tarefas dentro de uma mesma célula, para saber quem faz o que, como eles trabalham.”

Para o supervisor da Secretaria, Clávio Nunes, a visita de representantes de outro Tribunal de Justiça “significa que o sistema de Secretaria Única tem despertado o interesse em razão dos bons resultados”.

Em novembro de 2016, o setor já havia recebido a visita de dois magistrados do Maranhão, o juiz Carlos Veloso, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, e o auxiliar da Corregedoria, Gladison Luis Nascimento Cutrim, também com o objetivo de conhecer e tentar implantar o projeto de secretaria única no Estado.

Fonte: TJ-CE

Mais conteúdo sobre:

Direito&Justiça sistema de Secretaria Única de Varas

outros destaques >>

Facebook

Twitter