27 C°

domingo, 25 de junho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

13 de Abril: Aniversário da Cidade de Fortaleza

terça-feira, 11 de abril 2017

Imprimir texto A- A+

A “Loura Desposada do Sol” completa 291 anos. A data será comemorada um dia antes, no Aterrinho da Praia de Iracema, com o show Pra Cantar Fortaleza de Raimundo Fagner, como principal atração. Na programação de aniversário consta ainda café da manhã para moradores de rua no Passeio Público, a partir das 8 horas, e uma visita ao Museu da Indústria.

Fundada em 13 de abril de 1726, Fortaleza conta com atrativos 34 km de praias, porém, a Capital é muito mais do que uma cidade com belas praias de areias brancas. Com uma arquitetura moderna, infraestrutura e economia pulsante, é considerada uma das principais metrópoles, do Norte e Nordeste do Pais e já desponta como importante destino para grandes eventos econômicos e culturais.

Outro ponto a destacar é a proximidade da cidade com o continente europeu.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que Fortaleza teve o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita (por habitante) entre as capitais nordestinas, em relação à participação na economia brasileira em 2014, com um volume de R$ 56,7 bilhões. O resultado foi o 8º maior PIB entre todas as capitais brasileiras. Os dados foram divulgados em dezembro de 2016. Mais Fortaleza concentra 45% do PIB de todo o Estado.
Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, feito pela ONU com base nos índices de educação, renda e expectativa de vida entre as capitais do país, a cidade de Fortaleza ocupa a vigésima posição com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH 2010) de 0,754.

Histórico
A história de Fortaleza começou antes de 1604 quando às margens do Rio Ceará, o Fortim de São Tiago foi erguido. Inicialmente, o povoado do entorno foi chamado de Nova Lisboa e ficou sob o domínio dos holandeses que construíram o Forte Schooneborck que foi retomado pelos portugueses em 1644. O povoado foi rebatizado de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção e em 1726, elevado à condição de cidade e prevalecendo, com o passar do tempo, a denominação de Fortaleza. Hoje, o antigo forte abriga a 10ª Região Militar, no Centro da Capital.

outros destaques >>

Facebook

Twitter