27 C°

sexta-feira, 22 de setembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Agenda Verde

terça-feira, 27 de junho 2017

Imprimir texto A- A+

26 de Junho
Dia Internacional da Luta Contra o Uso e o Tráfico de Drogas

Foi em 1987 que se instaurou esta data pela resolução 42/112 da ONU, como uma forma de estimular o debate em torno do tema e, também, de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas, além de implementar a recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada a 26 de junho de 1987.

28 de Junho
Dia do Ipê Amarelo
Nativa do Brasil, o Ipê-amarelo é o nome popular de algumas espécies de árvores das regiões Sul e Sudeste do País e pertencentes à família botânica Bignoniaceae, gênero Tabebuia, que também compreende espécies com flores de cor branca, roxa, rosa ou lilás. Não há região brasileira onde não exista, pelo menos, um tipo de Ipê, porém, a existência da espécie em habitat natural, nos dias atuais, é rara.
O nome científico Tabebuia, de origem tupi-guarani, significa pau ou madeira que flutua. É denominada, pelos índios, de caxeta, árvore que nasce na zona litorânea do Brasil, cuja madeira íntegra resiste ao apodrecimento. Fonte: http://www.ipef.br
29 de Junho
Dia do Pescador

A data comemorativa é uma referência ao apóstolo pescador e padroeiro dos pescadores São Pedro. Pescador é aquele “que conhece a Natureza, entende o mar, sabe olhar para a lua e antecipa à vinda das marés”. Ele sabe quando o dia é bom e onde e quando tem peixe para pescar.
Basicamente, existem três tipos de pescadores: profissionais, amadores e ribeirinhos. Os profissionais dependem do pescado como fonte de renda. Amadores precisam ter a licença de pesca para praticar a atividade tanto embarcada como desembarcada, também respeitando cotas e o período de reprodução dos peixes, a piracema – na maioria das bacias brasileiras vai de novembro a março. E finalmente, os ribeirinhos, estes vivem próximos de rios e precisam cadastrar-se para ter o direito de pescar durante o período da piracema.

outros destaques >>

Facebook

Twitter