quarta-feira, 23 de janeiro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Horto Florestal Municipal produz mais de 50 mil mudas de janeiro a março de 2018

quinta-feira, 19 de abril 2018

Imprimir texto A- A+

As milhares de árvores, flores, que deixam os canteiros coloridos, assim como as praças, parques e ruas de Fortaleza, são produzidas no Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, onde a produção anual chega a 132 mil mudas. De janeiro a março desse ano, o Horto produziu 54.697 mil mudas, dentre várias espécies, ornamentais, nativas, frutíferas, palmeiras e medicinais.

Reprodução

De acordo com o superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), Regis Tavares, as nativas e ornamentais, foram  as mais produzidas, passando de 40 mil mudas, destinadas ao plantio e a distribuição à população. “Além de embelezar a cidade, o plantio de árvores é um dos meios para compensar a emissão de gases do efeito estufa, causadores das mudanças climáticas. É uma forma de aproximar mais as pessoas do verde em áreas urbanas”, afirma Regis.

Aberto para visitação desde fevereiro deste ano, o Horto Municipal é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital. O espaço também conta com um parque infantil completo, uma área de convivência, ideal para piqueniques, uma sala de aula para práticas ambientais, uma área destinada exclusivamente para abrigar mudas para doação à comunidade, e novos jardins por todos os lados.

Os interessados em retirar até cinco mudas devem se dirigir ao Horto Municipal munidos de documento de identidade e escolher as espécies disponíveis.

Para retirar mais de cinco mudas, o munícipe deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) pelo número 3452-6910. Após avaliação do pedido, as mudas são doadas.

O horário de atendimento do Horto Municipal é de terça a sexta-feira das 9h às 12 horas para doação de mudas. Para visitação, o horário se estende até as 16h nos mesmos dias.

Localizado no Parque Ecológico do Passaré, na Avenida dos Paroáras, 100, e administrado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), fundado em 1965 em uma área de aproximadamente 8,6 hectares o Horto é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital. No extenso viveiro do Horto, dezenas de espécies se misturam, formando um cenário verde dos mais variados tons.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais conteúdo sobre:

Mudas Horto Florestal Municipal

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter