29 C°

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Macromedição de esgoto

terça-feira, 13 de junho 2017

Imprimir texto A- A+

Novo sistema de macromedição da Cagece garante melhorar a qualidade do tratamento de esgoto em Fortaleza. A companhia desenvolveu um projeto de macromedidores de ultrassom com efeito radar, que possibilitará medir a quantidade exata de efluentes que chega até a Estação de Pré-Condicionamento de esgoto, localizada na avenida Leste-Oeste. “Através da medição do volume exato de esgoto que chega à estação vamos fazer o aperfeiçoamento do tratamento. Reflete precisão para a companhia e efluentes mais tratados”, informou o gerente de medição da Cagece, Hélio Nunes.
Praia limpa. A Prefeitura de Amontada através das secretarias de Infraestrutura e de Turismo atua com trabalho de limpeza na orla marítima do município. Praias como Icaraí de Amontada, Caetanos de baixo e Caetanos de Cima e Sabiaguaba estão em constante limpeza para que turistas e comunidade possam aproveitar melhor as praias do litoral amontadense.

Mutirão de conciliação. Até o dia 30 de junho a Seuma realiza mutirão de conciliação para autuados em infrações ambientais, com atendimento da Assessoria Jurídica do órgão, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. O objetivo é incentivar empreendedores e pessoas físicas para que se regularizem de acordo com as legislações urbanística e ambiental e quitem suas dívidas ambientais com o município, evitando que seus CPFs/CNPJs sejam inscritos na Dívida Ativa, o que impede o acesso ao crédito.

Fácil acesso. A Semace disponibilizou nova versão da ferramenta que permite empreendedores acompanharem virtualmente o andamento de processos em tramitação na autarquia. A ferramenta de atendimento Natuur Online dispensa consulta presencial na maioria dos casos. A medida permite acesso a documentos anexados como: autorização, parecer e relatório técnico, termo de referência, mapa georreferenciado, justificativa técnica, ofício, espelho da licença e parecer jurídico. Para a consulta, basta acessar o site www.semace.ce.gov.br, clicar em Sistema de Atendimento na aba de Serviços, fazer o login no sistema Natuur Online, menu Interessado e, finalmente, clicar na opção Consulta de Processos. O serviço é inteiramente gratuito.
Semana do Meio Ambiente. Inúmeras ações alusivas à Semana do Meio Ambiente se destacaram em nosso Estado, de 5 a 10 de junho. Com tema Educação Ambiental, Banabuiú promoveu sua primeira ação e discutiu, dentre outros assuntos, a preservação do manancial hídrico conhecido como Açude Banabuiú, o terceiro maior do Ceará. Já o município de Trairi, em parceria com a Sema, focou no tema Coleta Seletiva, realizando palestras para alunos da rede pública, caminhadas de conscientização, plantio de mudas e blitz educativa, esta última realizada sábado (10).

ANA LUZIA BRITO
analuziabrito@gmail.com
Eco News

outros destaques >>

Facebook

Twitter