26 C°

domingo, 23 de julho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Parque do Cocó receberá 40 mil mudas nos próximos quatro anos

terça-feira, 14 de março 2017

Imprimir texto A- A+

O Parque do Cocó segue sendo a menina dos olhos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Governo do Estado e demais órgãos voltados para as práticas ambientais, sendo tratado com a devida importância, já que é um dos principais cartões postais da Capital, além de ser uma das mais importantes espaços de conservação da vida natural no País. A área – que conta com quase 12 mil km de extensão – está sendo muito bem tratada e o incentivo à preservação do Cocó tem sido um trabalho intenso e frequente por parte dos atuais governantes.

Boas novas
Na última semana, mais um passo relevante foi dado no tradicional parque urbano (um dos maiores da América Latina) visando o combate ao desmatamento. No dia 12 de março, o Governo do Ceará promoveu, através da Sema, o plantio simbólico de 40 mil mudas em espaços específicos do Cocó que já se encontravam em situação comprometida, ou seja, é a busca pelo reflorestamento. A iniciativa faz parte de termo de cooperação assinado entre o Estado, através da Sema, e a Empresa C.Rolim Engenharia. O plantio, por sua vez, acontecerá ao logo dos próximos quatro anos.
O governador Camilo Santana, que tem dado muita importância às questões ambientais, esteve presente na ação e adiantou que assinará muito em breve o decreto que regulamenta o parque, um projeto que vem se arrastando ao longo de alguns anos. “Abrimos diálogo com a Prefeitura de Fortaleza, a iniciativa privada, os movimentos sociais e a Secretaria de Patrimônio da União para a confirmação de um Pacto pelo Cocó que vai também salvar o Rio Cocó da degradação e vamos precisar de muitas parcerias para viabilizar este Parque, que será um dos maiores do mundo”, afirma Camilo.
“Com esta iniciativa, nós vamos recuperar as áreas degradadas do Cocó chamando também a iniciativa privada para esta responsabilidade, esta parceria com a C.Rolim Engenharia é importante porque ela doa essas 40 mil mudas para o maior patrimônio ambiental de Fortaleza. Uma contribuição social, ambiental e um presente para a cidade”, explica o governador com relação à assinatura do termo de cooperação.

O início
Acompanhado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e do presidente da C.Rolim Engenharia, Pio Rodrigues, Camilo Santana fez o plantio simbólico das primeiras mudas. O secretário Artur Bruno afirmou que o Programa Ceará Mais Verde tem a meta de plantar mais de 70 mil árvores. Destas, 40 mil serão plantadas pelo Grupo C.Rolim com a assessoria dos técnicos da Sema. “Para o Estado é muito importante a parceria com a iniciativa privada e este exemplo iniciado pode ser seguido por outras empresas. As 40 mil mudas serão plantadas às margens do Rio Cocó ao longo dos próximos quatro anos, sendo 10 mil por ano”, diz Bruno.

Por FelLipe Málaga
oev@oestadoce.com.br

outros destaques >>

Facebook

Twitter