28 C°

sexta-feira, 20 de outubro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Selo comemorativo dos 45 anos da Funceme é lançado oficialmente

terça-feira, 10 de outubro 2017

Imprimir texto A- A+

 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) completou 45 anos e coroando as celebrações, foi lançado selo e carimbo postal comemorativos. A solenidade aconteceu na manhã do último dia 6, no Palácio da Abolição. O evento reuniu servidores e colaboradores do órgão, secretários de Estado e pesquisadores.

O selo postal, além de ficar à disposição por 30 dias na agência dos Correios da Aldeota, em Fortaleza, terá uma réplica no Museu Nacional dos Correios, em Brasília, fincando ainda mais o nome da Funceme e seus feitos na história do País.
O governador do Ceará, Camilo Santana, que ficou com a responsabilidade de por carimbar oficialmente no primeiro selo postal, fez questão de ressaltar a importância da instituição para a gestão dos recursos hídricos do Estado, assim como o evento em si.
“Quero agradecer muito aos Correios por prestar essa homenagem aos 45 anos da Funceme, uma instituição muito importante e que é motivo de orgulho para o nosso Estado. Espero que neste aniversário ela traga a previsão de muita chuva para o Ceará”, disse o governador Camilo Santana.

Evolução
O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, lembra que, durante seus 45 anos, a instituição passou por um extremo processo de evolução, que começou com a tentativa de modificação da mesma por meio da nucleação artificial, passando pelo melhor entendimento do tempo e clima e clima, chegando hoje ao processo de expansão nacional e internacional por meio de melhorias nos seus estudos de monitoramento a médio e longo prazos, buscando se alinhar com a própria iniciativa do Governo do Estado de tentar construir uma visão para o Estado até 2050.

“A Funceme vem passando por vários momentos, mas sempre se apropriando do conhecimento das secretarias com a quais era vinculada. Passamos pro Agricultura, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia. Hoje em dia ela tem um rol de estudos e aplicações que vão além da área que está vinculada, como meio ambiente, energias alternativas e pesca, por exemplo. Então isto é muito importante ter uma instituição fortalecida que possa servir os vários setores, não somente o conhecimento meteorológico de tempo e clima”, finaliza.

Reconhecimento
Presente entre os homenageados da solenidade de obliteração do selo postal, o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, parabenizou os profissionais que foram e ainda são responsáveis por escrever a história da Fundação, ressaltando a importância do trabalho da Funceme para o Estado.
“Eu me sinto um privilegiado em poder participar deste momento, porque aquilo que eu mais acredito e que me trouxe para onde estou, foi justamente o prazer pelo conhecimento. Acho que a gente comemorar 45 anos de uma instituição, que é voltada para o conhecimento, é louvável. O fato de um Estado como o nosso ter tomado a decisão de criar uma instituição que trabalha com o clima e para as pessoas que possuem uma relação direta com a Natureza, foi visionário”, disse.

Homenageados
Na ocasião, pesquisadores e gestores do Governo estadual foram homenageados. São eles: Francisco José Coelho Teixeira, secretário dos Recursos Hídricos; Élcio Batista, secretário-chefe de Gabinete do Governador; Nelson Martins, secretário da Casa Civil; Francisco de Assis de Souza Filho, professor da UFC e ex-presidente da Funceme; Francisco Lopes Viana, ex-presidente das Funceme e atual assessor especial da SRH; e Antônio Divino Moura, coordenador-Geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
Com informações da Funceme

Da Redação do OeV*
oev@oestadoce.com.br

outros destaques >>

Facebook

Twitter