27 C°

domingo, 25 de junho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Sustentabilidade: shopping em Fortaleza recebe certificação

terça-feira, 11 de abril 2017

Imprimir texto A- A+

Amanhã, às 10h, o Shopping RioMar Kennedy receberá a Certificação AQUA de Alta Qualidade Ambiental. Inaugurado em outubro de 2016 o empreendimento acaba de conquistar, a principal certificação internacional de sustentabilidade na construção civil. De origem francesa e concedida no Brasil pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), a chancela ambiental é considerada uma referência para a construção civil do país.
Na ocasião, o presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, receberá a certificação das mãos dos representantes da Fundação Vanzolini que estarão em Fortaleza. O evento acontecerá na sede do Instituto JCPM de Compromisso Social, no bairro RioMar Kennedy.

Compromisso Social
A certificação explicita a postura adotada pelo Grupo e definidas em seu Compromisso Socioambiental. Recentemente, esta que lhes escreve, conversou com o empresário Paes Mendonça e ele fez questão de diferenciar responsabilidade social (RS) de compromisso social.
Enquanto o primeiro, na visão do empresário, “é uma obrigação de todos”, como por exemplo, estar em conformidade ambiental, pagar impostos, atender a lei, “é uma obrigatoriedade”, diferente, o compromisso é um ato voluntário.

“Compromisso social é um desejo seu. Você assume como seu, esse compromisso. Eu quero ajudar uma creche, o meio ambiente, uma escola. Esse é uma decisão pessoal e a isso eu chamo de compromisso social com sensibilidade social”, disse.
Com projeto arquitetônico moderno, o RioMar Kennedy é um marco para uma das áreas de maior potencial de desenvolvimento de Fortaleza – o bairro de Presidente Kennedy. Corredores largos, ampla iluminação natural e mais de três mil vagas de estacionamento levam conforto e comodidade para os consumidores, sob o compromisso do empreendimento com a sustentabilidade.

Soluções
Entre as soluções sustentáveis do mais novo shopping do Grupo JCPM, em Fortaleza, estão: a demanda de energia 32% inferior a de um shopping convencional e consumo de água que chega a ser 70% menor nos banheiros; sistema de automação predial que controla as necessidades reais de iluminação e climatização e a Central de Resíduos.
Os materiais recicláveis gerados pelo shopping recebem tratamento ecologicamente e socialmente corretos. A Central é administrada pelo Movimento Emaús e por uma cooperativa de recicladores do bairro Presidente Kennedy, que fazem a triagem, pesagem e destinação dos resíduos, gerando renda para grupo de pessoas com vulnerabilidades sociais.

Certificador
A Fundação Vanzolini, é uma instituição sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores da Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo. É um organismo certificador reconhecido pelo Inmetro.
O Grupo JCPM contou com a assessoria AQUA da ProActive, empresa especializada em gestão avançada de projetos sustentáveis empresariais no processo de aprovação da certificação.

Saiba mais
Critérios de Certificação AQUA-HQE:
São catorze os critérios AQUA-HQE, para o recebimento da certificação de edifícios:
Eco construção: relação com o entorno; escolha integrada de produtos, processos e sistemas construtivos; canteiro de obras com baixo impacto ambiental.
Eco gestão: da energia; da água; de resíduos de uso e de operação; manutenção com permanência do desempenho ambiental.
Conforto: térmico; acústico; visual; olfativo
Saúde: qualidade sanitária dos ambientes; qualidade sanitária do ar; qualidade sanitária da água.

Por Tarcilia Rego
tarciliarego@oestadoce.com.br

outros destaques >>

Facebook

Twitter