sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Banco de leite está no limite da margem de segurança

sexta-feira, 02 de agosto 2019

Imprimir texto A- A+

O Banco de Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) está atualmente com um total de 45 litros de leite humano, indicando que a quantidade disponível aproxima o estoque da margem mínima de segurança, de 30 litros. A quantia é menor que a registrada no mesmo período do ano passado, quando estavam disponíveis 60 litros de leite humano.
Com isso, a Meac, que está realizando, neste período, a Semana Mundial de Aleitamento Materno, aproveita para fazer um apelo às mães para doarem leite materno, de modo a deixar o estoque em um nível mais confortável. “Como tem muitos bebês, sempre precisa”, conta Rosy Denyse de Oliveira, enfermeira do Banco de Leite da Meac.
O nível se encontra em nível abaixo do ideal atualmente em grande parte devido ao período das férias no mês de julho, quando as doações costumam ser menores. “Nos meses de férias e nos feriados, sempre tem uma queda no estoque. Então a gente também sentiu essa queda durante o mês de julho. Por mais que ainda esteja na margem de segurança, sempre precisa de mais, devido à quantidade de bebês que temos nas unidades neonatais, sempre precisamos de mais leite humano. Então, aproveitamos a ocasião da Semana para intensificar as doações e aumentar nossos estoques”, explica a enfermeira.

Semana
Ações que promovem conscientização sobre a importância da doação do leite materno estão inclusas na programação da Semana do Aleitamento Materno, que deverá ter realizado 90 atividades relacionadas ao tema até a próxima quarta-feira (7), entre rodas de conversa, dinâmicas, palestras e orientações de profissionais de saúde para pacientes e familiares.
A abertura ocorreu na manhã de ontem (1º), na própria Meac, onde foi realizada palestra de especialista, além de depoimento de pais sobre a amamentação e entrega de certificados a mães doadoras de leite.
A equipe da unidade hospitalar planejou atividades que incluem rodas de conversa, jogos, gincanas, cursos, ensaio fotográfico e oficinas. A maior parte está voltada para pacientes e acompanhantes da maternidade, mas os profissionais e as gestantes não internadas também terão ações especialmente pensadas para eles. Entre os temas, serão abordados os 10 passos do aleitamento materno, trabalho de parto e parto, como produzir mais leite, medicamentos na amamentação, vínculo mãe e bebê, participação do pai no acalanto do bebê, segurança do recém-nascido na administração de dietas e aspectos psicológicos do aleitamento.
A programação ocorre anualmente e tem abrangência mundial. De dois anos para cá, passou-se a estender parte das iniciativas da Semana do Aleitamento Materno para o restante do mês, trabalhando com o nome de Agosto Dourado. O maior volume de atividades, no entanto, continua concentrado na primeira semana do mês.

Doação
A maioria das mulheres que estão amamentando produz leite em excesso, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. A produção do leite depende do esvaziamento da mama e, quanto mais a mulher esvazia as mamas, mais leite ela será capaz de produzir. Assim, as mães que desejam doar leite materno para ajudar na recuperação dos bebês hospitalizados, podem estocar o leite em vidros de café solúvel esterilizados e doá-los para os bancos de leite humano. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. E caso seja descongelado, não pode ser congelado novamente.
A Maternidade Escola destaca que as interessadas em ajudar devem contatar o número (85) 3366-8509 para realizar o cadastro, após o qual uma equipe do hospital poderá ir até a residência da pessoa para coletar a doação. A unidade também oferece assistência a mães que têm dificuldade no aleitamento. Essas pessoas podem procurar a Maternidade sem hora marcada com antecedência, durante o horário de atendimento, que vai de 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter