30 C°

quarta-feira, 20 de setembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Chuvas acima da média em fevereiro diminuem a severidade da Seca

quinta-feira, 16 de março 2017

Imprimir texto A- A+

Os 155,3mm de chuva observada no Ceará em fevereiro de 2017 (valor 30,9% acima da média histórica), fizeram uma considerável modificação no mapa do Monitor de Secas do Nordeste, atualizado mensalmente. No mês anterior, janeiro, mais da metade do Estado estava classificado com Seca Excepcional, o nível mais severo. Agora, essa configuração está observada somente numa estreita faixa no extremo sul do Cariri.

Funceme

Funceme

As regiões Jaguaribana, onde estão localizados os açudes mais estratégicos para o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza-RMF, além de Sertão Central e Inhamuns, estão com configuração de Seca Extrema.

Já o Maciço de Baturité, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, e sul da Ibiapaba, estão com seca grave, segundo o Mapa do Monitor. A região mais privilegiada com precipitações, o Noroeste do Ceará, ficou caracterizada com Seca moderada.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme) a melhora observada aconteceu devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical-ZCIT no primeiro mês da quadra chuvosa, notadamente no centro-norte do Estado. O Monitor de Secas pode ser acessado gratuitamente pelo link http://monitordesecas.ana.gov.br/ .
Fonte: Funceme

 

Mais conteúdo sobre:

Seca Funceme Chuvas

outros destaques >>

Facebook

Twitter