26 C°

segunda-feira, 24 de abril de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Juazeiro do Norte inicia formação de professores

quarta-feira, 19 de abril 2017

Imprimir texto A- A+

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, cidade localizada a cerca de 490 quilômetros de Fortaleza, iniciou a formação para que os professores das escolas juazeirenses possam melhorar suas práticas pedagógicas na sala da aula e fazer com o município melhore seus índices no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). A ação será possível graças a uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Mais Paic) e a Prefeitura.

Ao todo, são oito módulos que trarão conteúdos voltados para a parte pedagógica, teorias e práticas metodológicas de ensino que devem ampliar a capacidade de atuação dos participantes dentro de sala de aula. Segundo Josefa Luna, Gerente Regional da Crede 19, o Mais Paic é uma ação direta do Governo do Estado, que realiza parceria com os municípios, com o objetivo de melhorar os seus índices na Educação. O programa promove intercâmbios entre escolas premiadas e escolas que necessitam melhorar seus índices de avaliação, através do compartilhamento de experiências entre elas. Dessa forma, unidades de ensino de várias regiões do Estado podem interagir entre si, trocando experiências de práticas pedagógicas bem-sucedidas.

Parceria
Para Maria Loureto de Lima, secretária de Educação de Juazeiro do Norte, essa é uma parceria muito sadia, pois celebra uma harmonia de trabalho e ações que já sinalizam o fortalecimento da Rede Municipal Ensino. “Juazeiro vivencia um momento que ainda não nos atrai positivamente e temos uma obrigação muito forte de corresponder aos objetivos das crianças que vão para a escola. A nossa missão, com suporte ou não da família, é ensinar a criança a ler, escrever, raciocinar e interpretar”, disse Maria Loureto de Lima, referindo-se a responsabilidade que a escola tem, a partir de seus professores, de desempenhar um bom trabalho que traga os resultados esperados.
A secretária ressaltou que a qualidade dos professores de Juazeiro do Norte e que, por isso, eles também têm a responsabilidade, juntamente com o apoio da SEDUC, seus parceiros e a Gestão Municipal, de melhorar a realidade da educação em Juazeiro do Norte.

Fortalecimento
Especificamente para essa formação, o programa Mais Paic e a Seduc atuarão diretamente junto às professoras, fornecendo professores formadores para os oito módulos. A formação é voltada para professoras do segundo ano do Ensino Fundamental, pois é nesta série que a qualidade da alfabetização dos alunos pode ser verificada. É nela que o SPAECE faz suas análises e lança seus índices de avaliação.
“Atualmente, a Prefeitura de Juazeiro do Norte é apoiada pela Célula de Cooperação com os Municípios – Cecom, da Seduc, e o objetivo desse trabalho que iniciamos hoje, é dar um acompanhamento aos professores do segundo ano, pois Juazeiro é um Município prioritário para esse acompanhamento, visto os baixos índices que vem apresentando ao longo dos últimos anos”, ressalta Josefa Luna.

outros destaques >>

Facebook

Twitter