sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

“Julho Amarelo”: cidade do Crato promoverá Dia D das Hepatites Virais

segunda-feira, 29 de julho 2019

Imprimir texto A- A+

A Secretaria de Saúde do município do Crato, realizará, amanhã, o Dia D das Hepatites Virais. A partir das 8 horas, na Praça Siqueira Campos, profissionais da saúde estarão disponibilizando a vacinação contra hepatite, bem como realizando o teste rápido. Essa ação faz parte das atividades do “Julho Amarelo” que tem como propósito reforçar as medidas de prevenção às hepatites virais, bem como o tratamento correto da doença.
“Muito importante chamar atenção sobre o cuidado com as hepatites virais. Por isso mesmo, a informação é fundamental para que a população fique atenta, especialmente com os cuidados simples e que podem auxiliar em muito na prevenção”, destaca a coordenadora da Atenção em Saúde do Crato, Deborah da Conceição.

Hepatite
Ainda que silenciosa, a hepatite pode apresentar sintomas tais como: mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura.
Algumas medidas simples podem evitar a doença: lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.
O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido e/ou sorologia. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes para diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença, ambos os serviços são gratuitos. O teste rápido (que será realizado no dia D na Praça Siqueira Campos) é uma forma simples e acessível de diagnosticar a doença e é feito por meio de punção digital. O resultado fica pronto em no máximo 30 minutos.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter