terça-feira, 16 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Maio Amarelo esteve presente em Juazeiro do Norte

segunda-feira, 27 de maio 2019

Imprimir texto A- A+

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), junto ao Detran – CE, realizou blitz educativa, na semana passada, na Praça da Bíblia, Avenida Castelo Branco. A ação fez parte da programação do Maio Amarelo, que visa prevenir acidentes.
Foram mais de duas horas de abordagem aos condutores, conscientizando sobre medidas que devem ser adotadas para a prevenção, como a prática da direção defensiva e zero álcool ao volante.
O Setor de Educação do Demutran de Juazeiro do Norte vem intensificando os trabalhos dentro de escolas, públicas e privadas, empresas, faculdades e Centros de Referência da Assistência Social do município. São três palestras por dia. Nas ruas, agentes educadores têm chamado a atenção, principalmente, para Lei Municipal do Sinal do Respeito, orientando os pedestres a levantarem o braço, antes da travessia na faixa, para reforçar aos motoristas que precisam diminuir a velocidade, evitando atropelamentos.
Além disso, no último domingo, reuniu cerca de 1000 participantes, de toda a região do Cariri, no primeiro Pedal e Corrida do órgão. Pedalando 8,6 quilômetros e correndo 4,2 quilômetros, eles aprenderam como tornar o trânsito mais seguro, ao mesmo tempo em que foram incentivados às atividades esportivas, que favorecem à saúde. O primeiro Pedal e Corrida do Demutran de Juazeiro do Norte também arrecadou uma tonelada de alimentos para o programa Mesa Brasil, do SESC, beneficiando três instituições e avançando no sentido da solidariedade.

Movimento
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Estradas
O site “Estradas”, divulgou em um dos seus comentários semanais, a fala de seu coordenador, Rodolfo Rizzotto, sobre a importância do Movimento Maio Amarelo e da participação de todos nessa iniciativa de segurança viária.
O Maio Amarelo é uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária, que está em sua 6ª edição, com o objetivo de conversar com a sociedade sobre as causas de acidentes de trânsito e como evitá-los, envolvendo assim, sociedade, iniciativa privada e poder público.
O coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, comenta sobre o Movimento: “A intenção é colocar em pauta o tema da segurança viária e contribuir para que todos reflitam sobre as causas das violências no trânsito e estimular a sociedade a participar ativamente”.
E ressalta: “O Maio Amarelo encoraja você a promover atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate com responsabilidade e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seu deslocamento diário no trânsito. Por tanto, é um movimento que pertence à sociedade, a cada indivíduo. Todos podem fazer parte para colaborar”.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter