sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Policlínicas recebem novos kits para núcleos de estimulação

quinta-feira, 01 de agosto 2019

Imprimir texto A- A+

A Policlínica de Campos Sales recebe nessa quinta-feira (1º) visita da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, para a entrega de kit de estimulação precoce para o tratamento de crianças com doenças neuropssicomotoras, como a síndrome congênita associada ao Zika vírus. Outras seis policlínicas (Aracati, Crateús, Iguatu, Quixadá, Sobral e Tauá) também serão contempladas com os kits. Os Núcleos de Estimulação Precoce que funcionam nas policlínicas cearenses contam com esses equipamentos para dar suporte às terapias para as crianças.

Estrutura
O Núcleo de Estimulação Precoce (NEP) é um dos serviços especializados que as policlínicas regionais asseguram à população cearense. Crianças com doenças neuropsicomotoras, como a síndrome congênita associada ao Zika vírus, com diferentes graus de comprometimento, são atendidas e acompanhadas por equipes multiprofissionais, formadas por pediatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
Em 2019, há 985 crianças cadastradas e em atendimento nos núcleos de estimulação das policlínicas regionais. Desse total, 102 com síndrome congênita associada ao Zika vírus e 839 com outras patologias. Nos NEPs, que foram criados em 2016, 129 profissionais foram treinados para integrar as equipes multidisciplinares. Os atendimentos são feitos duas vezes por semana, com 45 minutos divididos entre cada profissional da equipe.
A atenção está descentralizada nas 22 regiões de saúde, com cobertura para os 184 municípios cearenses, o que faz com que as famílias consigam ser atendidas mais perto da cidade onde moram. As policlínicas regionais estão localizadas em Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Pacajus, Quixadá, Russas, Tauá, Tianguá e Sobral.
A equipe do Núcleo de Estimulação Precoce da Policlínica Bárbara Pereira de Alencar atende 20 crianças de Campos Sales e dos municípios vizinhos. É composta pelos seguintes profissionais: fonoaudiólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e pediatra.
Zika Vírus (ZKV) é um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya) e o Aedes albopictus. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros casos em seres humanos foram relatados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a Polinésia Francesa no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia. Atualmente, sua presença já está documentada em cerca de 70 países.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter