28 C°

segunda-feira, 26 de junho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Sobral promove III Seminário sobre Educação

segunda-feira, 17 de abril 2017

Imprimir texto A- A+

A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, nos dias 27 e 28 de abril, o III Seminário sobre a Educação de Sobral: A trajetória da melhor Rede Pública de Ensino do País. O evento gratuito é voltado para secretários de educação, prefeitos, vereadores, educadores, pesquisadores e acadêmicos de todo o Brasil e será realizado no auditório da prefeitura de Sobral.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de abril, no blog da Secretaria da Educação (seducsobral.blogspot.com.br). O Seminário será um momento de compartilhamento das estratégias, programas e projetos da política educacional de Sobral, implementados ao longo dos últimos 20 anos que fizeram o município ter hoje a melhor Rede Pública municipal de Educação do Brasil, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação.

No Seminário, também será apresentada a política de formação continuada dos professores; o trabalho da tutoria pedagógica e da avaliação externa, que fornece um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes das escolas de Sobral; além dos próximos desafios de Sobral, como a implementação de novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática, a elaboração do currículo de Ciências e a adoção do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Os participantes também poderão visitar a escola com maior Ideb do Brasil, a Escola Emílio Sendim, que obteve Ideb 9,8.

Dados
Na Educação Básica, conforme dados do Censo Educacional 2015, o município possui uma matrícula total de 33.939 alunos, sendo que 26.276 (77%) concentram-se na rede municipal de ensino. Da matrícula total do município, 28.312 constitui o ensino fundamental, sendo 21.933 a matrícula efetivada na rede municipal. É importante ressaltar que o município de Sobral, desde 2001, ampliou o ensino fundamental para nove anos. O atendimento às crianças de seis anos, portanto, está incluído na matrícula do ensino fundamental. De acordo com dados de 2011 do Ipece, Sobral possui um total de 105 escolas, sendo 47 escolas municipais, 25 escolas estaduais, uma escola federal e 32 escolas particulares e também tem uma taxa de alfabetização de 94,90% que faz do município um dos mais alfabetizados do Nordeste e do Brasil.

outros destaques >>

Facebook

Twitter