segunda-feira, 19 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

A política é dinâmica

Macário Batista

Colunista - Política

quarta-feira, 23 de janeiro 2013

Imprimir texto A- A+

• Washington (DC) 2 graus – Nem bem as pessoas estiraram as pernas depois das tantas solenidades e festas do dia 21, ontem, 22, havia um tempo engraçado nos Estados Unidos. Tinha gente boa jogando na mesa uma pesquisa de popularidade que deu Michelle Obama dez pontos à frente do marido. É compreensível, claro.

O presidente toma atitudes graves que, muitas vezes, desagradam a gregos e troianos, já Michelle tem serviços sociais fantásticos como em uma organização onde ela e a sra. Biden, que é doutora e professora universitária, em Washington, cuidam de famílias de militares que perderam a vida em guerras e conflitos onde está o Exército dos EUA. Chegou a tal ponto o nível das especulações que falam abertamente na possibilidade da primeira-dama iniciar uma carreira política.

Tudo aconteceu sob  o incenso do passeio do casal pela Avenida Pensilvanya, entre o Capitólio e a Casa Branca. Michelle foi entusiasticamente aplaudida e teve seu nome gritado com insistência pelo povo ao longo de todo o trajeto. Até que ponto isso tem importância é uma questão para os analistas de comportamento que aqui tem aos borbotões.

Eu pude atestar, por estar muito próximo, que membros importantes da equipe da CNN, que cobriam o desfile,  chamavam ora por Obama, perdindo sua atenção, do tipo Mister President mas dividindo o chamamento pra Frits Lady, Miss Obama, aos gritos por um aceno ou olhar direto para onde estavam encapitados numa espécie de estúdio a céu  aberto.

Obama toma posse e Michelle tem seu nome posto à prova para uma carreira política. Como diria o querido Totó; a politica é dinâmica, mesmo! De noitão, Obama e Michelle tiravam sarro num dos bailes oficiais dançando coladinhos e trocando selinhos.

• Ouvindo credores – A Prefeitura Municipal de Fortaleza vai convocar, a partir de ontem (22/1), empresas que contratam mão de obra terceirizada e que prestam serviços ao município para obter informações sobre a situação do pagamento dos trabalhadores.

• O buraco é grande – De acordo com a presidenta do Seeaconse, Penha Mesquita, pelo menos cinco empresas estão devendo o mês de dezembro de 2012 e, em alguns casos, segundo o sindicato que representa os terceirizados, tem empresa que deve também o 13º salário.

• O calo é o idgs – A secretária de Saúde lembrou ainda que o IDGS deveria ser responsável pela gestão dos servidores, o que envolve uma série de exigências legais, inclusive prestação de contas transparente e permanente.

• Raimundão acha malfeitos do PT – Um laudo minucioso feito pelas Secretarias de Infraestrutura e do Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos, resultou em portaria que suspende o contrato entre a SR Empreendimentos e a Prefeitura de Juazeiro do Norte.

• Rolo petista – O laudo identifica uma série de irregularidades no contrato com a SR, incluindo prazos não cumpridos, ausência de plantas, projetos elétricos e hidráulicos além de divergências na execução das obras em relação à planta-base na reforma de mercados.

Nem na Sapucay
Quando todo mundo pensava que Obama e Michelle dariam um refresco em sua longe jornada durante o dia, eis que o primeiro casal salta do tanque de guerra – travestido de lumosine presidencial – e encara o frio e o canelau, aplaudindo e sendo aplaudido. A turba foi ao delírio. O vice-presidente Biden tentou seus cinco minutos de fama. Quando o casal aí entrou no tanque, ele saiu do dele e foi pra galera. Empolgou-se. Levou um emporro de um segurança e voltou pro carro. Ainda assim com cara de feliz.

• Lixo nele – O secretário estadual das Cidades, Camilo Santana, e nove prefeitos da Região Metropolitana do Cariri definiram a localização do aterro sanitário regional após uma série de encontros e debates que durava anos.

• Sem deputados da região – Os prefeitos assinaram documento que prevê a obra em Caririaçu, representando um investimento da ordem de R$ 20 milhões financiados pelo Estado junto ao Banco Mundial.

• Ocupação do são joão – A secretária da Cultura e Turismo de Sobral lançou o Edital de Ocupação do Theatro São João para espetáculos de artes cênicas, música e dança, com apresentações no período de 2 de março a 30 de junho de 2013.

• Calma gente – Barack Obama é apenas o guarda-chuva que quer proteger gays, lésbicas e a turma do gargarejo dos que discriminam essa maioria que teve lugar de destaque no desfile americano que mostrou a grande diversidade desse povo aqui. Não, o Obama, não! Peraí!!!

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter