sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

A vida como ela é

Macário Batista

Colunista - Política

quinta-feira, 07 de fevereiro 2013

Imprimir texto A- A+

• Vale a pena viver. A vida, com sua sucessão de idas e vindas, altos e baixos, trás no seu bojo a dinâmica dos homens, seus conflitos interiores, suas necessidades e, quase sempre, posturas que os remetem à vala comum do toma-lá-dá-cá, veio exercido geralmente no universo político onde apoios, parcerias, amizades se esvaem e são jogados no lixão de novas “e eternas alianças”. Normalíssimo, quando o costume ao mau cheiro das traições exercita mais uma, no inocente pensamento de que nada na vida tem troco. E como tem. Amigos de hoje podem e serão adversários de amanhã, é a práxis. Defender acusados de lambanças é difícil até a velhos companheiros, porque uma vez esquecidos propositadamente, não guardam mágoas, mas informações preciosas. E isso pode-se ver com os áulicos, que premeditam o reforço de seus interesses sem dar-se conta de que como todos que estão no meio, têm rabos que podem ser expostos como velas ao vento. O que há de exemplo quando se exercitam mudanças deixam à mostra tantas experiências que se somam em novos valores. Cês vão assistir, nos tempos breves, como isso é verdadeiro.

• Cabecinha de ouro – Cesário Teixeira foi o maior jogador de futebol que o Ceará já viu em todos os tempos. Era bom de bola, inteligente e moço de família, o que o fez não deixar Sobral a convite do Flamengo, do Rio. Sobral pede o nome dele no Estádio do Junco.

• No lugar de fortaleza, bonn – Vexame nacional: após o Brasil adiar, semana passada, em cima da hora, conferência da ONU para tratar de combate à desertificação e à seca, que seria em Fortaleza, o evento foi marcado para acontecer, em abril, em Bonn, na Alemanha.

• Mano fica, por enquanto – Carlomano Marques, o deputado estadual cassado pelo TRE não sairá da Assembleia, em cima do laço, como queriam os desembargadores. Além do recurso ao TSE, os colegas, lá dele, mandaram o Jurídico da Casa analisar se Mano sai, ou fica.

• Despertando – De uns tempos pra cá, tem aparecido muito livro resgatando a memória de fatos e coisas do Ceará, em nichos ou isolados com causos. Leia-se Nelson Faheina, Ciro Saraiva, Cesar Barreto, dentre outros escribas que desfolharam a margarida e a última flor do Lácio.

• Quando ficar pronto, se ficar – O deputado federal Antônio Balhmann apresentou à mesa diretora da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei que visa denominar de Luiz Gonzaga – o Rei do Baião, o Canal da Transposição das águas do Rio São Francisco para o semiárido nordestino.

Liberdade de expressão
“É bom que os governos tenham medo das pessoas”. A Internet está se transformando no maior instrumento de vigilância já criado e a liberdade que ela representa estaria seriamente ameaçada. A avaliação é de Julian Assange, criador do Wikileaks e que, há sete meses, vive na embaixada do Equador em Londres. Para ele, a web redefiniu as relações de poder no mundo, se transformou no “sistema nervoso central hoje das sociedades” e chega a ser mais determinante que armas.

“Quando for dar, leve um saco pra trazer, mas por via das dúvidas só peço a Deus que me dê três coisas: cultura, dinheiro e poder”
De um observador da cena

• Pedido incoerente – A Procuradoria Regional Eleitoral, no Ceará, encaminhou ofício ao presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, solicitando informações sobre o cumprimento da decisão judicial de cassar o mandato do deputado estadual Carlomano Marques. Resposta: estamos avaliando sua decisão.

• À cata dos cacos – Como diria o Páia-Braba, no Beco do Cotovelo, em Sobral: Só os caco, o PT vai reunir seu povo da direção nacional, em Fortaleza, nos dia 1º e 2 de março que vem. Porque ficaram quase a zero, no Nordeste, e sonham em recompor a vida por aqui.

• Tratarão de… – A reunião do Diretório Nacional terá a presença dos seus 81 integrantes e, provavelmente, do ex-presidente Lula da Silva. Serão discutidos, também, os dez anos de PT no poder, os 33 anos de fundação do partido e a reforma política. E a surra em Fortaleza.

• Apostas no ipu – Blogueiros e eleitores, do Ipu, apostam que o ex-Prefeito Sávio Pontes, ainda hoje solto, é candidatíssimo a deputado federal. Diz de lá que irá em busca dos colegas, lá dele, Luiz Eduardo e Renan Calheiros. Entusiasmou Sávio as últimas eleições dos dois.

• Modernidade – Versos irretocáveis de Augusto dos Anjos, estes aqui…“O beijo, amigo, é a véspera do escarro,/A mão que afaga é a mesma que apedreja.”… estão muito presentes na política de hoje quando prefeito ajudado a não ser engolido, já foge dos que o livraram da m…

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter