sábado, 21 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

A virtude de saber perder

Fernando Maia

Colunista - Política

quinta-feira, 01 de novembro 2012

Imprimir texto A- A+

Na vida, como nos esportes, é preciso estar preparado para festejar triunfos, mas também para admitir derrotas. Embora o Brasil mesmo favorito, tenha perdido, “dentro de casa” a Copa Jules Rimet, em 1950, ainda, hoje, há quem não se conforme com aquela “tragédia”. Aos prantos, o artilheiro daquela  Copa, Ademir Menezes, sentenciava: “Eles fizeram dois gols nós, só um, e isso encerra tudo!” Na política, as derrotas em sua maioria, dificilmente são aceitas como fatos normais nas disputas eleitorais. O pleito de 2012, em Fortaleza, não poderia ser diferente. Liderados da prefeita Luizianne insistem em ir para o “tapetão”, visando jogar por terra os 650 mil votos dados ao candidato vencedor, deputado Roberto Cláudio. Atitude bem diferente, demonstra o  professor e deputado federal Artur Bruno, um dos petistas rejeitados pela prefeita Luizianne para a disputa da Prefeitura. Para Bruno “o PT, neste momento terá mesmo é que reconhecer a derrota, em Fortaleza, e passar a refletir sobre quais foram as causas desse resultado negativo”. A desportividade, a nobreza e o equilíbrio demonstrados pelo deputado Bruno, deveriam servir de espelho para as demais lideranças envolvidas na campanha de Elmano de Freitas,  principalmente os petistas, que em vez de deflagrar uma “guerra” destrutiva, que só pode comprometer a paz e o progresso de uma sociedade, deveriam, isto sim, unir suas forças às do prefeito vencedor, num momento em que tudo é admissível, menos uma cizânia, que só prejuízos pode causar a uma cidade que, mais do que nunca precisa estar unida.

• Comando. Sobre o PT, regional, Bruno argumenta que, se a prefeita Luizianne pretende se afastar de Fortaleza para estudar, deve se licenciar da presidência do partido.

• Segurança. Apesar de ter a Saúde como prioridade absoluta, o prefeito eleito Roberto Cláudio já confirmou: vai criar a Secretaria Municipal de Segurança. Lideranças ligadas ao prefeito eleito vêm em Moroni Torgan o nome certo. É um especialista.

• Transição. Embora o prefeito Roberto Cláudio não tenha apontado ninguém para a Comissão de Transição, já despontam os nomes de Eudoro Santana, Prisco Bezerra e Élcio Batista.

• Cobertura…total. É o que o governador Cid assegura ao prefeito Roberto Cláudio, ou seja, por cada real aplicado, em Fortaleza, o Governo do Estado entrará com outro.

• Interpretação. O TSE explica que a alta abstenção no dia 28, deveu-se à desmotivação de muitos eleitores, com a derrota dos seus candidatos no 1º turno.

• Destaque. Com a vitória do PSB, em Fortaleza, o governador Cid tem destaque nacional. Ontem, foi entrevistado para a TV Record, pelo “âncora” Paulo Henrique Amorim.

ORÇAMENTO
Entre as múltiplas atividades do prefeito eleito, Roberto Cláudio, antes de assumir a PMF, participará, terça-feira, em Brasília, de importante a convite da bancada federal cearense, para discutido o Orçamento da União-2013.

• Inauguração. O governador Cid inaugura, no dia 17 de janeiro, o Hospital Regional de Sobral, num dos acontecimentos mais aguardados pelos 50 municípios da Zona Norte do CE.

• Praticidade. Segundo esclarece o governador, o HRS deverá ser administrado por uma idônea e importante organização social, para agilizar a contratação de servidores.

• Impacto. Um dos anúncios mais impactantes e bem aceitos, do prefeito Roberto Cláudio: disponibilizar 1.000 leitos para usuários de drogas, nos hospitais públicos de Fortaleza.

• Intransferível. Do presidente da Fiec, Roberto Macêdo: Mesmo com todo apoio do governador Cid, Roberto Cláudio tem a “responsabilidade intransferível de ser o prefeito de todos”.

• Compromisso. Trajando luto fechado, a prefeita Luizianne prometeu, em reunião com o secretariado,  a entregar até o final do ano todas as obras em andamento.

• Seminário. Numa iniciativa do Sebrae-CE, aconteceu, terça-feira, 30, em Limoeiro do Norte o IV Seminário de Agricultura Irrigada do Vale do Jaguaribe, em parceria com a Faec.

• Impressionante. Para tentar pressionar os ministros do STF, o reu Zé Dirceu mobilizou verdadeiro exército de sindicalistas, advogados, assessores e estudantes. Não funcionou…

ESPERTINHO
O governador Eduardo Campos agiu rápido, e colocou Pernambuco como único estado do NE a entrar na cota de R$ 8 milhões da Embratur, para atrair turistas latinos. 

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter