sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Antes que seja tarde

Macário Batista

Colunista - Política

quarta-feira, 06 de fevereiro 2013

Imprimir texto A- A+

• Cê pode até nem saber, mas Cid Gomes é um moço que, politicamente, é um danado, como dizia antigamente a turma do Gutinho. Danação, nos antigamente, era sinônimo de inteligência, sabedoria e uma certa dose de esperteza, no melhor sentido da palavra. Cid vai ao meio fio e dispara: sobre a minha sucessão só no ano que vem, que será o ano da eleição. Claro que Cid não quer neguim fazendo insinuações pela aí, principalmente, dentro do PSB além do grupo de partidos que segue o líder. Pois bem; alinhado a esse pensamento, o irmão mais novo, o intelectual da família, diploma em Harvard, Ivo Gomes, pai da moderna educação cearense, teria pregado aviso: “Terá mais chance quem congregar mais, quem unir mais”. Fica entendido que quem muito fala toma “abença” a cavalo. E que não adianta espichar a corda mais cedo porque esta sempre se parte do lado mais fraco. Ser forte, ou parecer ser forte, porém, fica claro que não é moeda definitiva. Sair pela aí dizendo que sou isso, fiz isso, sou aquilo e aquilo outro, não resolverá nada se quiser a simpatia do Governador, um senhor discreto, sem arroubos e belo jogador de xadrez. Todo mundo sabe, conhece e/ou ouviu falar de nomes, que se insinuam de manhã, de tarde e de noite anunciando pessoalmente ou via áulicos suas candidaturas ao governo do Ceará depois de Cid Gomes. Outros, verberam suas intenções pela vaga que Inácio Arruda abrirá com o fim do seu mandato de senador, mas ninguém tem ficha pra entrar no jogo cacifado. Há, antes de todo mundo, dois nomes do coração de Cid para o seu lugar e um no coração do grupo para o lugar de Inácio. O mais é pura conversa fiada.

• Deu pela aí – Saiu nos jornais, inclusive, neste, que a bancada federal cearense ficou muito feliz com a condução de Henrique Alves à presidência da Câmara dos Deputados. Opinião é coisa que se deva respeitar, sempre. Daí que eles, os deputados, devem adorar o que os enviados de Alves para o Dnocs têm feito à frente do departamento de secas.

• Torrou a paciência- Foi incomum a missa celebrada pelo vigário da Sé, padre Clairton Alexandrino, na posse de Zezinho Albuquerque. O vigário deitou falação até na eucaristia. Parecia candidato disse um dos assistentes.

• Bateu tristeza – -Nós estamos garimpando, começando tudo com as mãos abanando. Não há um guia, o roteiro de por onde fazer qualquer trabalho a não ser o de busca. Isso é do coração da Secretaria da Juventude da Prefeitura de Fortaleza, onde o caos está instalado.

• Mais perto do começo – Hoje, quarta-feira, a dois dias do início do carnaval quem gosta de trabalhar fica feliz por estar mais perto do ano brasileiro começar. É claro que depois vem a Semana Santa, entretanto…é melhor que diabo de nada.

• Gente de menos – Tem neguim que nem chegou ainda e já quer sentar na janela. Tem neguim se dando tanta importância que fica perigoso ouvir silêncio em troca de um bom dia. É a vida que ensina que não há mal que sempre dure nem há bem que nunca acabe.

Piadinha
A zanga da Lôra virou piada em Sobral. Quando alguém passa, no botequim Demerval, pra comprar torresmo, meio que fora de hora e alguém pergunta pronde vai, a resposta tá pronta: “Vou levando esses torreis prum amigo meu no Quintal”. O Quintal é Fortaleza que faz parte da Grande Sobral. Biéisso! Maldade! A foto é do Daniel Figueiredo.

• Não duvidem – Agenor Neto, ex-prefeito de Iguatu, que transformou a administração pública, poderá ser chamado a qualquer momento para, em nome do PMDB, assumir o Dnocs. Ele pode. Agenor é engenheiro e diretor-geral do Dnocs, só engenheiro.

• Se for do bem… – Um em cada quatro brasileiros pretende viajar, nos próximos seis meses, segundo pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo à FGV. O Nordeste aparece como destino preferido para quase metade (49,1%) daqueles que têm intenção de fazer turismo.

• Mas… – O desejo de ir para o sudeste registra o maior crescimento em relação ao último levantamento feito em dezembro – 24,6%. Por sinal, o Ceará fica, no Nordeste, não no Norte, como diz Ana Maria Braga que, admoestada reluta: – Não sou obrigada e saber história.

• Resposta óbvia – A pergunta é do Ministério da Justiça: “Para você, as novas medidas que tornam mais severa a Lei Seca podem ajudar a diminuir o número de pessoas que consomem bebidas alcoólicas antes de dirigir?” Que qui cê acha?

• Foliões – Os FGs, incluindo aí o Governador Cid e o presidenciável Ciro, além do boa praça Ivo, são do ramo do Carnaval e poucos sabiam disso. Foram ao Bloco dos Sujos, uma tradição no Carnaval de Sobral, no Sábado Magro. Este ano, puxado a Moraes Moreira.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter