sábado, 21 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Calma, gente

Macário Batista

Colunista - Política

segunda-feira, 14 de janeiro 2013

Imprimir texto A- A+

• Será que cabe conversa na briga entre o rochedo e a maré? A maré dos novos tempos da Prefeitura de Fortaleza vai bater em velhos rochedos deixados, qual icebergs, à deriva nos caminhos da Viúva. São contas, contas e contas a pagar, deixadas pra trás por inconsequência, irresponsabilidade ou desleixo mesmo.

São buracos feitos por super lotações de apadrinhados do PT, que chegaram a lotar, num só birô, quatro pessoas com a mesma função no dia-a-dia da Prefeitura, atestam observadores da cena. São toneladas de lixo, milhares de metros cúbicos de construção “inaugurados” sem estarem prontas as obras festejadas.

São os números que não baterão jamais com os ditos e os deixados pra lá, ou pra cá do último primeiro de janeiro. Danado é que isso, a porta arrombada, já foi não só arrombada como deixada aberta. Prédios onde funcionaram a Prefeitura passada e alguns de seus vários departamentos estão literalmente esculhambados, numa prova de que Educação não era mesmo o forte de quem assumiu certos lugares na administração do município.

Pra quem foi educado em colégio de religiosos, sob rígidos conceitos de princípios ou ainda muito cedo aprendeu a tomar dois, três banhos por dias, escovar os dentes após as refeições, lavar as mãos ao chegar da rua, em casa,mastigar de boca fechada e não falar de boca cheia, fica difícil imaginar os pardieiros deixados por essa gente que se foi após disseminar a barbárie da má-conduta, no sentido literal da palavra.

Mas, por favor, não exageremos com a caça às bruxas (pero que los ai, los ai), nem com cobranças imediatistas e mirabolantes de quem chega pra tentar “barrer” o terreiro e tapar os tantos buracos. Sempre apostei na mística dos 100 primeiros dias de qualquer governo. Quem sabe, mostra que sabe,quem não sabe, pelo menos por favor, bata palma.

• Que coisa – A Alemanha não tem um pé de café plantado. A Suíça, também não. Os dois são os dois maiores exportadores de café processado do mundo.

• Sabedoria – Compram café cru do Brasil, e outros países produtores, agregam valores e morrem de ganhar dinheiro exportando.

• Campeã de votos – A Messejana de Fernando Hugo foi campeã de votos pra Roberto Cláudio no segundo turno das eleições passadas.

• Dobrou – Os 10 mil do primeiro turno pularam para 21.785 votos depois da adesão do doutor Fernando Hugo em questão.

• Aliás… – O doutor Ernani Ximenes Rodrigues é o novo diretor geral do Hospital de Messejana. A vaga foi aberta com a saída da dra. Socorro Martins para a Secretaria de Saúde do Município.

• À cata dos cacos – O PSDB anda fazendo reunião atrás de reunião para juntar os cacos do que restou do ex-grande partido no Ceará. Até onde sei há dificuldades para a formatação dos diretórios municipais com vistas a 2014.

• Baião – Depois que o ex-big boss Tasso Jereissati almoçou com Luizianne de quem anda falando muito bem, tem neguim achando que o PSDB poderá inclusive se juntar ao PT. Que coisa!

A casa das nove mulheres
Quando assumiu seu posto na Assembleia do Estado a deputada Ana Paula Cruz, do PMDB, voltou a dar quórum para o grupo das nove mulheres que hoje floreiam a Casa legislativa. Ela e a doutora Silvana foram as duas últimas a chegar, cheias de graça e vontade de trabalhar por aquilo que representam, e acreditam. Doutor Sarto, presidente da Assembleia comandou a festa.

• Prata da casa – Roberto Cláudio mandou fazer seu terno de posse na Prefeitura de Fortaleza pelo Domenico. Fez a última prova em pleno sábado, antevéspera da solenidade. Não é fofo?

• Goste ou não, porém… – O Estadão disse que o cearense Roberto Gurgel, procurador Geral da República iria mandar investigar Lula por conta daquelas denúncias do Marcos Valério, etc. e tal.

• Vida que segue – Uma coleguinha encontra Gurgel e pergunta se é verdade. Gurgel responde: Ainda não sei. – Estou apurando. Ainda não decidiu se vai investigar ou não o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fica esquisito.

• Beyoncé vai cantar pra obama – Beyoncé será a responsável por cantar “The Star Spangled Banner”, o hino nacional norte-americano, durante a segunda posse do presidente Barack Obama, que acontecerá no dia 21 de janeiro.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter