sábado, 21 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Dando trabalho

Fernando Maia

Colunista - Política

sexta-feira, 23 de novembro 2012

Imprimir texto A- A+

O PT do Estado do Ceará, pelo que nos tem sido dado observar, ainda vai dar muito trabalho e dor de cabeça ao alto comando da sigla. Altos dirigentes, alguns deles bem intencionados, como é o caso da própria presidente Dilma Rousseff, ainda meio “desligados” da seriedade do “divórcio” PT-PSB em nosso Estado, ainda acham ser possível desfazer o “quiproquó” aqui estabelecido, em consequência da acirrada eleição para a Prefeitura de Fortaleza. Mas as marcas da derrota do candidato Elmano de Freitas, na verdade, um retumbante insucesso da prefeita Luizianne Lins, permanecem, e permanecerão indeléveis ainda por bastante tempo. Se não houver sérias mudanças, os efeitos colaterais de 2012 se prolongarão até 2014. Trata-se de um “enigma” de fácil interpretação. A presidente Dilma deseja, e exige, ao seu lado na sua reeleição, o PT e o PSB unidos, e, no caso, o governador Cid e a prefeita Luizianne. Mas os dois, com certeza, permanecerão em campos opostos, já que o governador Cid, líder maior do PSB, não abre mão de eleger o seu sucessor, e a prefeita, “estrela” do PT, só pensa em chegar ao Palácio da Abolição, numa tentativa de desforra ao insucesso deste ano. Fica assim, difícil  para Dilma e dirigentes nacionais, amainar o clima entre os dois partidos aqui. Uma saída, seria montar uma chapa com o PSB na cabeça e o PT na vice. Mas isso seria uma  inominável agressão do PSB ao PMDB, com o qual mantém uma parceria que se fortalece a cada pleito. A situação é um sério desafio à competência de Dilma.  

• Sem política. Aprovação de 1.800 vagas de professores pela AL, serão 3.000 vagas a menos de terceirizados, nomeados pela via política. Para começar, está bom.

• Festa. No Teatro Municipal de Jijoca, acontecerá, dia 31/11/12 festiva solenidade de entrega do “Troféu Portal de Jijoca” a todos os prefeitos eleitos da Zona Norte, patrocínio da revista “Eles & Elas nos Municípios”, do repórter Carlos Alberto Cavalcante. 

• Coisa do PT! Lideranças do PT promovem grande mobilização, segundo alegam, em campanha nacional na defesa de uma urgente reforma do Judiciário.

• Pode festejar. Os Defensores Públicos do Ceará podem festejar. A Câmara dos Deputad0s aprovou projeto de Lei que dá autonomia às Defensorias em todo o País.

• Feito isto…segundo a Associação dos Defensores Públicos do Ceará, a categoria poderá ampliar os seus quadros, hoje, em déficit na Capital e interior.

PRIORIDADES
Hoje, 23, é dia de reunião do governador Cid Gomes com toda a sua equipe, no Palácio da Abolição, quando será feita uma ampla avaliação de um dos projetos preferenciais dele, o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários

• Decisão. De saída ontem, rumo a Brasília, a prefeita Luizianne, referindo-se a uma possível licença da presidência do PT, disse tratar-se de decisão da Executiva nacional.
 
• Sem eles. A prefeita Luizianne, comenta-se, defende a punição dos deputados do PT Camilo, Nélson e Pinheiro, que nem pensam em largar as secretarias do Governo do PSB…

• Audiência. Dia 30, na CMF, haverá audiência pública para discutir o Plano Nacional de Educação, cujo relator, senador José Pimentel (PT), deverá marcar presença.

• Por conta…da importância da referida audiência, o presidente da CMF, Acrísio Sena, defende a presença da equipe de transição do prefeito eleito, Roberto Cláudio.

• Bloco. A presidente Dilma arrisca-se a ter o apoio do bloco “União e Força”, do Senado. São 14 senadores do PTB, PSC e PR, entre os quais, Collor e Magno Malta…

• Folgado. O “condenado folgado” Zé Dirceu, com o pé na cadeia, tem ainda forças para reunir dezenas de deputados do PT, para destratar o STF que o “encalacrou”…

• Denunciando. O TCU, cumprindo o seu dever, denuncia: multibilionários aportes do BNDES para obras do PAC, esvaziam o Tesouro, e ferem a LRF. E o Planalto, nem aí!

Milésimo
O Hospital Universitário Wálter Cantídio foi homenageado, quarta-feira, através de sessão solene, no Plenário da AL, por ter realizado o milésimo transplante renal.

 

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter