segunda-feira, 17 de junho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Já começa acertando

Fernando Maia

Colunista - Política

terça-feira, 11 de dezembro 2012

Imprimir texto A- A+

O prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio, mesmo antes de tomar posse, já começa a mostrar acertos em relação à sua futura gestão. Ontem mesmo, o coordenador-geral do grupo, que forma a equipe de transição, Eudoro Santana, anunciava que até amanhã, 13, deverá apresentar à imprensa todas as informações atinentes à administração que se encerra.

Mas, o mais importante em respeito dessas informações de Eudoro é que, os dados coletados pela comissão de transição entrarão em processamento, tendo em vista um alvo que a sociedade, com certeza, irá aplaudir, ou seja, uma ampla reforma administrativa. Desse modo, o futuro gestor terá tudo para oferecer à sociedade um trabalho mais eficiente, porque apoiado numa estrutura administrativa moderna. Uma vez realizada essa reforma, Fortaleza, que possui grandes potencialidades como a 4ª capital do País, poderá ampliar o seu leque de bons exemplos perante as demais capitais e grandes cidades.

Não ficam por aí os acertos já sinalizados pela gestão que se aproxima. Segundo afirma o coordenador Eudoro, depois que for publicado, no próximo dia 15, pelo prefeito Roberto Cláudio o seu secretariado, os escolhidos não ficarão parados até assumir seus cargos.

Em vez disso, deverão passar a acompanhar, “in loco”, os movimentos das equipes de transição. Alguns órgãos municipais serão visitados por equipes mistas de secretários e da equipe de transição. A esse caso inédito de uma equipe prefeitural trabalhar antes de assumir, chama-se, com justiça, bom exemplo e vontade de acertar.

• Alívio. Juízes e advogados, que atuam no Fórum Clóvis Beviláqua, aliviados. O desembargador Brígido, presidente do TJCE, vai priorizar ali reformas mais urgentes.

• Boa receptividade. Repercutiu positivamente, no seio da imprensa política, a confirmação do vereador Walter Cavalcante (PMDB) para a presidência da CMF. Embora existam outros bons nomes, ele tem amplo trânsito entre os profissionais da comunicação.

• Persistência. Quem conhece Walter Cavalcante, sabe que essa vitória dele é o fruto da obstinação e de muita articulação ao longo de 20 anos na Câmara Municipal.

• Apelo. O presidente da Associação Brasileira de Hospitais, Almicyr Pinto, luta em Brasília por recursos atrasados do SUS, que deixam em dificuldades hospitais federais.

• Forra. O ex-deputado Ciro Gomes pode agora à forra com o governador Eduardo Campos, que em 2010, ao lado de Lula, “passou o rodo” na candidatura dele ao Planalto.

• A propósito…de Eduardo Campos, o próprio Lula diz que a candidatura dele é fato consumado, e que ele “mesmo não ganhando, traça dificuldades à reeleição de Dilma”.

• Explicada…a preservação da chefe de Gabinete da Presidência, Rose Noronha, de sujíssima ficha, pela presidente Dilma: ela era da “quota” do ex-presidente Lula.

RESIDÊNCIAS
O Natal bom para famílias desapropriadas pelas obras do VLT, no Conjunto José Wálter. Ontem o governador Cid e o ministro das Cidades Agnaldo Ribeiro assinaram contrato com a Fujita Engenharia para a construção de 5.532 residências.

• Ainda…o ministro Agnaldo Ribeiro, ele está confirmado como “sobrevivente” da reforma ministerial marcada para fevereiro. Domina com segurança a sua Pasta.

• Com razão – 1. Coberta de razão, a prefeita Luizianne, mais uma vez foi a Brasília, para cobrar junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, verbas já usadas no Hospital da Mulher.

• Com razão – 2. Para mostrar a justeza e a pressa dessa cobrança, a prefeita levou em sua companhia, os secretários de Finanças, Cialdini, e de Projetos Especiais, Acciolly.

• Exigência. Hoje, dia 11, em frente ao Fórum Clóvis Beviláqua, servidores da Justiça farão reivindicações. Eles exigirão, a partir de agora, Orçamento integral para o setor.

• Injustiça. Políticos sérios, a ótima colunista Ruth de Aquino (Época), é injusta pela primeira vez, ao afirmar que o ministro Joaquim Barbosa está deslumbrado com a fama.

• Garantida. Segundo conhecedores do deputado Zezinho Albuquerque, ele, na condição de presidente da AL aumentará o número de sessões desse Poder no interior.

• Sujeira. Em 2010, o então ministro da Defesa, Jobim, mostrou à presidente Dilma a “ficha” do indicado para a ANAC, Rubens Vieira. “O Lula quer”, disse ela. E deu no que deu…

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter