sábado, 21 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Lúcido e sensato

Fernando Maia

Colunista - Política

quinta-feira, 22 de novembro 2012

Imprimir texto A- A+

Ontem, por ocasião de mais um ano da nossa existência, recebemos de Brasília, da parte do senador Eunício Oliveira, presidente regional do PMDB, e da CCJ do Senado, um atencioso  telefonema, em que ele se congratulou com a data, pelo que agradecemos. Aproveitando o ensejo da nossa agradável e esclarecedora conversa, indagamos dele a respeito da notícia de que o PMDB nacional estaria adiantando o seu nome como pré-candidato à sucessão do governador Cid Gomes em 2014. O senador, que comanda com firmeza e competência o PMDB do Ceará, foi peremptório, ao se referir à notícia. Afirmou que, embora se sinta lisonjeado, não é do seu feitio acolher, de imediato essa proposta, o que seria uma precipitação, uma ameaça à aliança do PSB com o PMDB, principalmente, no Ceará. Entende Eunício, que seria também, um ato de desrespeito ao governador Cid Gomes, líder maior do Estado do Ceará, ao qual governa com inequívoca competência e segurança, numa das maiores administrações da História do Estado. Acrescente-se a isso, o fato de que o governador Cid preside também o PSB,  que sob o seu comando é a partido que mais cresceu no Ceará. Desse modo, o senador tem demonstrando além de equilíbrio, sensatez e respeito pelos compromissos políticos assumidos, reconhece, conforme nos afirmou, o total direito que o governador tem de deflagrar e coordenar o processo sucessório, o que é reforçado pela sua decisão de permanecer à frente do Governo do Estado até o último dia. Com essa demonstração de lucidez, Eunício cresce, não só perante os seus correligionários, como em relação a todos os aliados. Uma aula de como fazer política.

• A propósito…do senador Eunício, ele concorda com o STF, que considera inconstitucionais os atuais critérios de distribuição do FPM, que só agrava a situação dos estados.

• Coisa feia! Até mesmo os brasileiros mais “lulistas”, discordam da atitude do ex-presidente, assim como de outros figurões da cúpula nacional do PT, que são contra a presença da presidente Dilma na posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal.

• Palpite infeliz. Demonstrando mais uma vez ser uma governante de personalidade independente, a presidente, sem “dar trela” ao “palpite infeliz”, prestigiará a posse de Barbosa.

• Cacifando-se. Fala-se que a atividade febril do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, aparecendo em todos os eventos, visa cacifar-se para disputar a vaga do governador Cid.

• Aprovação. A AL aprovou projeto do governador Cid Gomes, que cria o “Prêmio Municípios Cearenses”,  para as prefeituras que se destacarem  na defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

• Exemplo. Segundo alega o governador Cid, o “Prêmio Municípios Cearenses” é pioneiro no Nordeste, e por conta dos seus objetivos conta também com o apoio da Unicef

Unidade
Terminou sem surpresas o processo de escolha do futuro presidente da AL. A lealdade do deputado José Albuquerque levou-o, sem problemas ao mais alto do pódio. Resta apenas acomodar, sem maiores problemas, os partidos aliados nas demais nove vagas da Mesa Diretora

• Mais apoios.  Ontem, na AL, o deputado Neto Nunes confirmou o apoio da bancada dos cinco deputados do PMDB à candidatura do deputado José Albuquerque à presidência da Casa.

• Mesa Diretora. Cauteloso a respeito da formação da futura Mesa Diretora, o deputado Neto Nunes apenas adianta que o PMDB poderá ficar com a 1ª ou a 2ª vice-presidência.

• Como é que é? Se bem entendemos, o competente secretário da Copa, Ferrúcio Feitosa, está propondo misturar, nos jogos do  Castelão, os torcedores do Ceará S.C. e Fortaleza F.C. Como???

• Mais crédito. Para o deputado Hermínio Resende (PSL), o BB, que terá linha de crédito especial para  industriais do interior, poderia fazer o mesmo em relação aos produtores rurais.

• Dever. Segundo o procurador-Geral do Estado, Fernando Oliveira, o governo do Ceará já cumpriu todos os deveres em relação à refinaria. Falta o governo federal fazer o mesmo.

• Invasão. Ontem, centenas de pessoas ditas sem-teto, invadiram a sede da Secretaria Municipal das Cidades. Cobravam compromissos assumidos há mais de três anos.

• Saída lógica. O senador Aécio Neves, estrela maior do tucanismo, deverá assumir a presidência nacional do PSDB como saída para salvar o partido. Os mineiros à frente do movimento.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter