sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Proposta sem graça

Macário Batista

Colunista - Política

sexta-feira, 15 de fevereiro 2013

Imprimir texto A- A+

• A presidente da Petrobras, Graça Foster, está com um leriado de que o estado que quiser uma refinaria vai ter que se virar e arranjar um sócio para a empreitada, caso, aliás, do Ceará. Ora, o que a gente queria é que a unidade fosse bancada totalmente pela empresa, cheia de pepinos para serem enfrentados, consequência não só da conjuntura econômica internacional, mas também do fraco desempenho dos companheiros (lá dele, Lula) na presidência da estatal, José Eduardo Dutra e Sérgio Gabriele. Foi uma fase em que a Petrobras não deu muita bola para esse negócio de investimento, preferindo a solução, que parecia mais cômoda, então, de adquirir gasolina lá fora. Por sinal, teve iniciativas relacionadas com novas refinarias, sendo a principal delas aquela lá do Recife, um fracasso da era Lula dividido com o companheiro Hugo Chávez, já que a tal PDVA estava no negócio, que não foi para a frente. A verdade é que Graça Foster vai ter um ano complicado à frente da Petrobras, com um desafio de descascar um abacaxi tamanho gigante, que poderá piorar dependendo da evolução da economia internacional. Ao governador Cid Gomes, que deseja uma refinaria, no Ceará, resta apenas conversar sobre o assunto com a presidente Dilma e garantir o sócio que dona Graça aconselha a procurar.

• Outro abandono da Gol – Useira a vezeira em começar voos, tomar lugar de quem quer trabalhar e depois que os outros desistem, desistir também, a GOL vai abandonar no dia 27 próximo seu voo diário para a cidade de Juazeiro do Norte. 

• A dois contos – Então o preço da passagem de ônibus urbano, em Fortaleza, voltou aos dois reais. Bom mesmo vai ser quando chegar a passagem única.

• Terá coragem?  – Diretório Estadual do PT terá reunião dia 9 de março para decidir se mantém ou não, no Ceará, a aliança com o PSB , ou seja, com o governador Cid Gomes, para ser mais exato. Perderia a boca?

• bebeu? – Um tal Beto Albuquerque, deputado federal pelo PSB gaúcho, andou deitando falação por aí, garantindo que o partido lá dele está unido em torno da candidatura de Dudu Beleza, mais conhecido como Eduardo Campos, à Presidência da República.

• Cinquentão – Um dos maiores pesquisadores da música popular brasileira, Nirez (que chegou a reunir 22 mil discos, dos 78 rpm aos LPs) está completando cinquenta anos com o seu programa “Arquivo de cera” no rádio, atualmente, na FM Universitária.

• Nirez e sua cabeleira negra – Impressionante no Nirez, além de sua competência como estudioso, é que, quanto mais o tempo avança, mais o cabelo dele vai ficando preto. Igualzinho à asa da graúna…

O Tarado do Semáforo
Chegou ao aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, a mão insana do Tarado do Semáforo. Nos últimos dias, a Cidade foi invadida por centenas de novos faróis de trânsito emperrando o fluxo e acabando com a paciência dos motoristas. Desrespeitando o princípio de que a Cidade é do cidadão, jamais dos carros, o tarado botou um farol na faixa de pedestre alegando que é pra fluir o trânsito, prejudicando as pessoas.

• Forte concorrência – Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza ganhou, na rádio de lá, programa semanal, começando às oito da noite. Certamente, tá vindo para desbancar o Jornal Nacional…  

• desencanto – “Acabo de completar sessenta anos e até agora só vi uma vantagem nisso: não ter que ficar em fila” – De um sexagenário, pelo visto não muito exulante, por estar entrando na nossa faixa de idade.

• De azul – Mas por que essa história de trocar a farda nas escolas municipais de Fortaleza de vermelho para azul? Só porque o partido encarnado foi derrotado na última quermesse?

• De butuca – E o Elmano de Freitas? Continua de butuca, em Brasília, tentando um emprego no governo Dilma Roussef, preferencialmente na Funasa, preferência que ele ainda não veio a público explicar.

• Aceitam-se ofertas – Porém, ficará conformado com coisa menor. Afinal, nunca se ouviu falar em perdedor impondo condições.

• no outro – O palhaço-deputado Tiririca está pensando em não disputar reeleição, preferindo voltar a ser palhaço, atividade que ele considera mais compatível com o circo do que com o parlamento.

• Sobrou pra ele – Eu bem que já desconfiava. O procurador Oscar Costa Filho fez muita confusão com os problemas do Enem e acabou o Governo, por intermédio da AGU, entrando com reclamação contra ele no Conselho Nacional do Ministério Público. 

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter