sábado, 17 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Um espelho para o país

Fernando Maia

Colunista - Política

sexta-feira, 14 de dezembro 2012

Imprimir texto A- A+

O município de Crateús, mesmo diante de todas os malefícios ocasionados pelas drogas, mostra ao Ceará e ao país, que há esperanças no horizonte. Naquela cidade da região dos Inhamuns, um projeto lançado, para combater as drogas e seus efeitos, é, hoje, um sucesso, motivo de orgulho para os seus criadores. Trata-se do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Preord. Idealizado por membros da Polícia Militar do Ceará, é destinado a previnir o uso indevido de drogas por crianças e adolescentes do 5º e 6º ano escolar, na faixa etária de 9 a 12 anos. Durante 12 semanas, policiais militares uniformizados comparecem às salas de aula onde ministram orientações sobre tudo o que se relaciona com as drogas e suas consequências. No final do curso, as crianças recebem diplomas, e fazem juramento de se manterem longe das drogas e de tudo o que se relacionar com a violência. O projeto, que é desenvolvido em parceria entre a Polícia Militar Estadual e a Prefeitura Municipal, já diplomou mais de 700 crianças. Por conta dessa eficiência e ineditismo a fama do Preord já chegou ao conhecimento da Unicef, passando a ser uma das armas daquela instituição da ONU na sua luta para defender a infância do Mundo. Causa estranheza que um programa dessa magnitude e importância, ainda não tenha sido adotado e desenvolvido por outros municípios do Ceará, onde as drogas infelicitam a juventude. A Polícia Militar de Crateús mostra que, sem usar da violência dos atos de repressão, e com habilidade, amor e respeito, é possível vencer esse mortífero e destrutivo inimigo que são as drogas e seus traficantes.

• Perdeu. A presidenta Dilma sofreu uma “goleada” de 408 votos contra 91, na Câmara, com a aprovação da urgência para a votação da derrubada do veto ao rateio dos “royalties”.

• Articulador. No episódio da urgência para a matéria, que o Planalto queria “empurrar com a barriga”, prevaleceu a capacidade de articulação do governador Cid Gomes, que conseguiu mobilizar e motivar todos os demais 23 governadores prejudicados.

• Força. Mostrando força, na Câmara Federal, o deputado cearense André Figuiredo (PDT, mesmo enfrentando “cobras criadas”, foi reconduzido à liderança do PDT.

• Salários. Os secretários Mauro Filho (Sefaz) e Eduardo Diogo (Seplag) expuseram ontem o índice de revisão dos salários de 134 mil servidores do Estado vigente em 1/1/13.

• Desmonte. O TCM e a PGJ publicam, hoje, o resultado da operação contra o desmonte de prefeituras. Sabe-se que 30 delas foram denunciadas, enquadradas,  e fiscalizadas.

• Desrespeito. Conforme aquelas entidades, surpreende o volume de casos de prefeitos pecarem por ignorar ou desobedecer às regras da Lei da Responsabilidade Fiscal.

• Grande perda…O PR tem motivos para muitas lamentações em relação ao julgamento dos mensaleiros. O seu deputado Waldemar Costa, condenado, vai se desfiliar…

• Utilidade – 1. Não terá sido totalmente inútil as “estripulias” da assessora Rosemary  Noronha, cujo leque de trapalhadas envolveu agências reguladoras do Governo Federal.

• Utilidade – 2. Com as trapalhadas de Rose & Cia, o governo enviou pacote ao Congresso, do qual consta uma PEC destinada à “higienização” de algumas dessas agências.

• Resultados…Na tarde de ontem, no auditório da Setur, o secretário Bismark Maia apresentou estudo sobre os resultados econômicos positivos do Centro de Feiras e Eventos.

• …positivos. O estudo, feito pelo Ipece e a Setur, mostra que o Centro de Eventos gera 15 do PIB estadual, gerando 87,6 mil empregos indiretos no comércio e serviços.

• Alertando. O deputado Fernando Hugo alerta o governador Cid sobre a ameaça de uma nova greve de policiais e bombeiros, exatamente no período das Festas Natalinas..

• Tranquilizando. O Palácio de Iracema informa que, na próxima terça-feira, 18, haverá uma reunião de secretários, destinada a superar pendências salariais e de trabalho dessas categorias.
 

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter