quarta-feira, 26 de junho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Valeu a pena a República?

Fernando Maia

Colunista - Política

quinta-feira, 15 de novembro 2012

Imprimir texto A- A+

• Assinala, hoje, o calendário da História do Brasil, o 123º aniversário da nossa República que, ao contrário das demais repúblicas, a nossa é cada vez menos festejada em suas datas aniversárias. passados 123 anos, ainda existem, no País, milhões de brasileiros para quem a derrubada da Monarquia não nos trouxe a grandeza que poderia hoje mostrar ao mundo.

Somos o 4º país em extensão territorial, mas ainda “falta” espaço para muitos cultivarem a terra; temos a 8ª economia do Planeta, mas ainda carregamos nas consciências grandes desigualdades sociais e econômicas; a nossa população beira os 200 milhões de habitantes, mas 10% dessa massa passa fome e é analfabeta; possuímos a maior reserva florestal do Planeta, mas assistimos, à destruição dessa riqueza; detemos o maior volume de água potável, mas não temos uma política que livre milhões de passarem sede. Fazemos parte do BRIC, bloco de nações tidas como de maiores expectativas de crescimento, ao lado da Rússia, Índia e China, mas ainda vivenciamos muitos contrastes que comprometem essa  grandeza econômica, e a nossa condição de sistema democrático.

Ainda não estamos no Grupo dos 8, mas temos mostrado liderança nos encontros de cúpula dos demais países, onde predominam os chamados emergentes. Apesar de todo esse “currículo”, somos uma República ainda jovem, com pontos altos e outros negativos, na  sua “ficha”. Mas temos, antes de tudo, uma bela Constituição e muitos homens de inegável valor.

Ou seja, contamos com “a faca e o queijo” para sermos  uma grande República. A saída é escoimar do País, partidos inúteis e “cortar as asas” de políticos corruptos que, como no caso do “mensalão”, tentaram, através de atos vergonhosos, colocar no poder nas mãos de um só partido. Com isso, teremos a sonhada verdadeira República.

• Festa… – …justificada em Quixeramobim, com a vitória confirmada do deputado Cirilo Pimenta, certeza de que a cidade terá de volta o maior prefeito da sua História.

• Criatividades – A presença de Cirilo Pimenta na vida pública, do Ceará e da sua cidade, foi marcada pela criatividade, preciosa para um Estado encravado no coração do semiárido nordestino. O seu alcance social do seu projeto “Pingo d’água”, ultrapassou fronteiras.

• Ele merece – Será inaugurada, no dia 19, no Campus do Pici, uma estátua do professor Abreu Mattos, que, com a criação das “farmácias vivas” trouxe a salvação para muitas vidas.

• Avançado – Avança o deputado Zezinho Albuquerque para a presidência da AL. Ontem, mais dois votos valiosos foram trazidos a público: Heitor Férrer (PDT) e João Jaime (PSDB).

• Ninguém paga – Os desordeiros, que destruíram parte do PV, terão que pagar pelo vandalismo. Nem a Prefeitura nem o Fortaleza devem ser responsáveis por atos de bandidos.

Sem moleza
Tramita no Senado importante projeto de autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB), presidente da CCJ daquela Casa, em que propõe a redução da maioridade penal para 16 anos. Para ele, quem dirige, se reproduz e vota, pode também ser punido.

• Faltou ele – .Para o vereador Carlos Mesquita (PMDB), se a prefeita Luizianne tivesse tido ao seu lado um “trator”, como Juraci teve Marcelo Teixeira, sua gestão teria sido outra.

• É com o planalto – Para o deputado Ariosto Holanda (PSB), o governo federal ainda tem muito para fazer a respeito da calamidade que traz a seca, que é responsabilidade dele.

• Fora de época – Na visão do deputado Hermínio Resende (PSL), presidente da Comissão de Recursos Hídricos da AL, os efeitos da seca estão sendo debatidos fora da época.

• Prevenção – Entende Hermínio que governos federal estaduais e municipais devem traçar planos contra as secas é quando estivermos vivenciando invernos, sempre incertos.
• Faltando – O coordenador da Comissão de Transição do futuro prefeito, Roberto Cláudio, a PMF já deveria ter entregue os relatórios indispensáveis para a futura administração.

• Aprovando – A CCJ do Senado aprovou emenda no sentido de que o comércio passe a exibir, nas Notas Fiscais, o volume de impostos que estão sendo pagos pelos seus clientes.

• Eficiência – No próximo dia 20, o governador Cid Gomes terá encontro com todos os 184 prefeitos do Ceará, com os quais debaterá os seus projetos e as necessidades dos municípios.

• Na ocasião… – …todos os prefeitos, eleitos ou reeleitos, ouvirão de todos os secretários estaduais exposições sobre o que está projetado para a melhoria dos seus municípios.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter