sexta-feira, 21 de setembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Fortaleza sedia evento sobre mercado e pesquisa em TIC

terça-feira, 20 de março 2018

Imprimir texto A- A+

Após a chegada recente de novos cabos submarinos – que transformam a capital cearense em porta de entrada das novas rotas de comunicação da América Latina com o restante do mundo –, Fortaleza tornou-se um celeiro de oportunidades de negócios na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Diante dessa nova realidade, a capital cearense receberá o primeiro evento internacional que vai reunir a cadeia de negócios, pesquisas e fomento a startups do setor. Trata-se do InovaTic Nordeste, que acontece no próximo dia 26 de março, às 9 horas, na Fábrica de Negócios (Avenida Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema).

O evento promete engajar empresários, representantes da indústria, políticos e público em uma discussão sobre inovação, conectividade, banda larga, data center e banco de dados, inteligência artificial, internet e segurança e o impacto de investimentos em tecnologias emergentes e consolidadas no setor de TIC para o mercado corporativo e o usuário final. Segundo o presidente da Citinova (Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação) de Fortaleza, Cláudio Gomes Lima, o evento é importante não apenas para o Ceará e o Nordeste como para todo o Brasil. “Fortaleza é atualmente uma cidade muito aderente à tecnologia e reuniremos, aqui, as mais importantes empresas de telecomunicação e tecnologia da informação para discutir temas absolutamente atuais”, enfatizou.

Potencial
Algumas informações ajudam a entender melhor a importância global que Fortaleza vem ganhando no cenário tecnológico como hub de conectividade, dada sua localização estratégica, em relação à África, Américas e Europa. Os cabos de fibra óptica que acabam de ser instalados, ligando Angola e Brasil, pela multinacional Angola Cables, percorre seis mil quilômetros levando sinais digitais em alta velocidade – um pacote básico de dados chegará a Angola 63 milésimos de segundo após sair de Fortaleza. Com essa performance, a rota será usada para distribuição e venda de conteúdos produzidos no Brasil e em outros países da América, entre várias outras oportunidades que serão discutidas no InovaTic NE.

As oportunidades de negócios envolvidas já somaram mais de US$ 300 milhões, só na instalação dos cabos de fibras ópticas unindo Ceará à África e, a partir dela, à Europa, Ásia e restante do mundo. Cláudio Lima ressalta que a Capital se transformou em um hub mundial em tráfego de dados e, consequentemente, tem uma ambiência muito favorável para a instalação de grandes companhias, grandes datas centers e também empresas de serviços em nuvem.

Para a diretora do evento, Miriam Aquino, a ideia é que o evento se torne o catalisador das diversas novas oportunidades de desenvolvimento do Nordeste brasileiro, tornando a região em polo de criação e disseminação de tecnologias. “Vamos ser o hub para estimular investimentos, alavancar a infraestrutura de conectividade global a partir da região e criar novos modelos de progresso e crescimento”, disse ela. Além da série de debates, encontros e networking, “o evento deverá atrair investidores e jovens talentos que desejam criar startups – constituindo-se em uma excelente oportunidade para atualização em TIC e telecomunicação com o Brasil e o mundo, sem deixar de mencionar os incontáveis desdobramentos em investimentos e negócios que a oportunidade oferece”, destacou, por sua vez, o presidente da Citinova Lima.

Inscrições
O Inovatic NE 2018 está com inscrições abertas tanto para interessados em participar dos painéis do congresso quanto para expor produtos de empresas nacionais e estrangeiras na feira de negócios, através do site www.eventos.momentoeditorial.com.br/inovatic/. O credenciamento começa às 7h30 e o evento, composto por quatro painéis consecutivos em auditórios, tem início às 9 horas. Outras informações podem ser obtidas no site do evento.

outros destaques >>

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter