27 C°

sábado, 17 de Fevereiro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Jericoacoara chega ao topo do turismo no País

sexta-feira, 09 de Fevereiro 2018

Imprimir texto A- A+

O município de Jijoca de Jericoacoara alcançou o topo do ranking do turismo nacional. É o que diz a nova categorização do Ministério do Turismo, que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, do número de estabelecimentos formais de hotelaria e o aumento do fluxo turístico doméstico e internacional, foram determinantes para que Jericoacoara, um dos principais cartões postais do País, subisse da categoria B, em 2015, para a categoria A neste novo levantamento.
Reconhecida internacionalmente pela beleza das praias, dunas, lagoas e manguezais existentes naquela área do Lioral Oeste do Ceará, Jericoacoara oferece opções de hospedagem desde albergues e campings, até hotéis de luxo, categoria cinco estrelas. Também come-se muito bem em restaurantes caseiros, com cozinha regional, ou sofisticados, com chefs internacionais.

A infraestrutura de transporte também contribuiu de maneira fundamental para a ascensão do destino. Em junho de 2017, a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacora deu início a uma nova fase para o turismo no Estado. Com capacidade inicial para receber três voos diários e até 600 mil passageiros por ano, o aeroporto recebe voos regulares e fretados. O Ceará tem 74 municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro.

Investimentos
O titular da Secretaria do Turismo (Setur) destacou que esse resultado deve-se, também, aos constantes investimentos que o Governo do Ceará vem realizando naquela área do Litoral Oeste cearense. “É um destino do Ceará que vem se destacando, juntamente com Fortaleza. A inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara deu um novo impulso ao fluxo de turistas para aquela praia que tem reconhecimento pelo mundo afora. Era uma previsão nossa que aquele terminal aéreo chegasse a um volume de dez voos semanais em um ano e meio, mas conseguimos atingir esse número em apenas seis meses. Graças ao trabalho que a Setur vem desenvolvendo no Brasil e no exterior”, explicou Arialdo Pinho.
A melhoria da classificação de destinos tão expressivos como Jericoacora mostra que os municípios têm trabalhado no sentido de fortalecer essa atividade. “Eles reconhecem que esse é um caminho natural, também, para o fortalecimento das economias locais. No que diz respeito ao Ministério do Turismo estamos atentos às demandas do setor como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
A partir de quatro variáveis de desempenho econômico – número de empregos, de estabelecimentos formais de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e bem como de internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’. De acordo com a nova classificação do MTur, houve crescimento da atuação do turismo em 358 municípios.

outros destaques >>

Facebook

Twitter