sábado, 15 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Líder Ceará debate empreendedorismo

quarta-feira, 29 de maio 2013

Imprimir texto A- A+

A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) realizou ontem, no auditório Waldir Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), um evento voltado ao empreendedorismo, repleto de inovação. O Líder Ceará 2013 aconteceu em parceria com a organização sem fins lucrativos Anjos do Brasil – Núcleo Ceará, atraindo investidores, empresários a fim de entender melhor os processos e retirar dúvidas. Na ocasião foram discutidos temas relevantes para o desenvolvimento do Estado, como empreendedorismo de inovação e investimento, com muitas palestras divididas em painéis.

Estes abordaram assuntos sobre: Cenário e desafios para o investimento anjo no Brasil; Relacionamento entre investidores anjo e fundos de Venture Capital; Desafios para o ecossistema de Startups e Aceleradoras; Aspectos legais do investimento anjo; Como desenvolver o empreendedorismo de inovação brasileiro; Meetup entre empreendedores e investidores, além da criação do Parque Tecnológico de Fortaleza.


Parque Tecnológico é a principal bandeira defendida pela AJE

Na oportunidade, também ocorreu o lançamento do livro ‘Empreendedorismo Inovador’ e no painel apresentado pelo representante dos Anjos, foram mostrados diversos cases de sucesso lançados no Brasil e que, atualmente, são utilizados em outros países, mostrando que não é preciso sair do Brasil para desenvolver projetos inovadores.

DESTAQUES
O evento contou com a presença de Frederico Lacerda e Pierre Schurmann, investidor anjo e partner da Bossa Nova Investimentos.

O Ecossistema Empreendedor Cearense participou com diversos empreendedores, investidores, incubadoras e governo. Robertta Mota, gestora regional do Fundo Criatec, integrou o quadro de palestrantes do painel com o tema ‘Relacionamento entre empreendedores e investidores’. A palestrante é, também, diretora setorial da Câmara Brasil-Portugal no Ceará – Comércio, Indústria e Turismo, sendo responsável pela direção da área de Novos Negócios.

Um dos painéis que obteve maior participação do público presente foi o apresentado pelo diretor da AJE Fortaleza, Davis Ananian, sobre Criação do Parque Tecnológico de Fortaleza: como desenvolver o empreendedorismo de inovação na cidade. Entre os debatedores estavam a integrante da Rede de Incubadoras do Ceará (RIC), Técia Carvalho; Frederico Lacerda, da Aceleradora 21212; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Robinson de Castro, e o representante do Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), Marcos Tavares.

Foi um alinhamento de todos os players envolvidos no assunto, que deverá trazer para a Capital cearense um polo de desenvolvimento tecnológico, com aquilo que há de melhor, no Brasil e no mundo.

“O secretário Robinson de Castro trouxe notícias, em primeira mão, sobre a criação do Parque Tecnológico de Fortaleza. Uma delas foi que já existem diversos modelos de criação desse parque em estudo – nacionais e internacionais -, que deverão fazer parte do nosso. Afirmou que serão captados os melhores pontos desses centros que visitou, para que tenhamos uma excelência naquele que pretendemos implantar em nossa cidade”, explicou Davis Ananian.

ANJOS DO BRASIL
A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos criada para fomentar o crescimento do investimento-anjo no País, apoiando o desenvolvimento do empreendedorismo de inovação. Orienta como ser empreendedor e como obter o investimento-anjo, além de explicar como funciona este tipo de aplicação de recursos, ajudando determinado grupo, ou associação, que deseja ser um investidor-anjo. Também realizam investimentos em projetos iniciais, de pessoas que não dispõem de recursos para iniciar seus negócios.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter