28 C°

quarta-feira, 22 de novembro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Recuperação de crédito cai 2,7% na variação anual

terça-feira, 14 de novembro 2017

Imprimir texto A- A+

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,7% em outubro na variação acumulada em 12 meses (novembro de 2016 até outubro de 2017).

Segundo o levantamento, divulgado, ontem, a variação mensal com dados dessazonalizados apresentou queda de 2,5% contra o mês de setembro. No acumulado no ano houve queda de 1,9% na recuperação de crédito. Na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve alta de 11,3%.

Em termos regionais, na comparação em 12 meses, observou-se alta somente na região Sul (5,4%). Para as demais regiões, ficou a seguinte configuração: Norte (-10,4%), Centro-Oeste (-8,2%), Nordeste (-6,8%) e Sudeste (-1,5%). Apesar da manutenção do indicador de recuperação de crédito em níveis negativos, algumas regiões já começam a apresentar reversão da tendência, indicando uma retomada do consumo, utilização do crédito e consequente fluxo de atrasos e pagamentos das dívidas.

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 Arima, disponibilizado pelo US Census Bureau.

outros destaques >>

Facebook

Twitter