segunda-feira, 16 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Começa hoje a sétima edição do Festival Costume Saudável, com mais de 150 atividades

sexta-feira, 23 de agosto 2019

Imprimir texto A- A+

Começa hoje, às 17h, a sétima edição do Festival Costume Saudável, que acontece até domingo (25), no estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza. Os interessados em participar podem conferir a programação no site http://costumesaudavel.com.br/ e adquirir ingressos pelo aplicativo Minha Cidade (App Store e Google Play) ou no próprio local. Toda a renda da bilheteria é solidária, destinada ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e ao Instituto Povo do Mar (Ipom).

“Preparamos um evento muito especial para Fortaleza, porque a cidade pede esse movimento saudável. Nesta edição, vamos descobrir juntos que ser saudável vai muito além de fazer uma dieta, é cuidar do corpo e da mente, é cuidar do outro e do meio ambiente. Todos estão convidados para a sétima edição do festival, tanto os que já praticam hábitos mais saudáveis e sustentáveis quanto aqueles que querem saber mais sobre os assuntos que iremos discutir durante esses três dias”, diz Joana Ramalho, Diretora de Inovações e Estratégias do Mercadinhos São Luiz, e idealizadora do evento.

O educador físico Márcio Atalla e o ex-judoca Flávio Canto passarão pelo palco central, além de profissionais especialistas em diferentes áreas, como os médicos André Guanabara – que vai palestrar sobre “O Ciclo da Vida” – e Fernando Guanabara – falando sobre “Depressão, Ansiedade e Compulsão: entenda como a comida pode influenciar no seu estado emocional”; e os nutricionistas Daniel Coimbra – com o tema “Por que engordamos?”; e Larah Nóbrega, abordando o assunto “Intestino, o nosso segundo cérebro”, dentre outros.

Nos espaços temáticos, definidos por cores, serão tratados temas relativos à saúde emocional, mente, comportamento e equilíbrio (Azul); sustentabilidade, meio ambiente e consumo sustentável (Verde); esportistas, atletas e pessoas que buscam nutrição mais funcional (Vermelho); e assuntos relacionados à maternidade, paternidade, crianças e bebês (Roxo).

Durante os três dias de evento, que ocorre sempre das 17h às 22h, haverá aula experimental e torneios de Beach Tennis, prática de golfe; e, ainda, oficinas gastronômicas e Costume Saudável Kids. O evento é Pet Friendly.

Reprodução

Hemoce no Costume Saudável 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado, recebe doadores de sangue e realiza cadastro para doação de medula óssea no Festival Costume Saudável.

A ação acontece com apoio do Instituto Pró-Hemoce e terá capacidade para atender 40 pessoas diariamente. Pela segunda vez participando do evento, o posto do Hemoce contará ainda com uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A expectativa da coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, é que a unidade facilite o acesso de novos voluntários e aumente a rede de doadores. “Doar é um gesto de cuidado com outras pessoas e a gente espera que o posto de coleta no evento possa facilitar ainda mais o acesso de voluntários e assim ampliar essa rede de solidariedade para ajudar salvar vidas”, ressalta.

“O festival incentiva a adoção de hábitos saudáveis em todos os sentidos, seja na alimentação, na prática de atividades físicas ou no exercício da solidariedade, como a doação de sangue ou de medula. Por isso, a presença do Hemoce no Costume Saudável é tão bem-vinda, e a gente convida todos os participantes a dedicarem um tempinho para exercer esse ato de amor”, explica Joana Ramalho.

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto pode ser doador. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses e no máximo quatro vezes por ano. Já as mulheres têm a possibilidade de doar a cada três meses, desde que totalizem no máximo três doações por ano.

Sobre o Festival Costume Saudável 2019

O Festival Costume Saudável reúne mais de 150 atividades entre palestras, oficinas, apresentações culturais, aulões, food park, feira de microempreendedores e apresentação de novidades da indústria e comércio para os segmentos saudável e sustentável.

O evento já está no calendário dos grandes eventos de Fortaleza. Ano passado, quase 50 mil pessoas circularam nos três dias de atividades no estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza. O Costume Saudável é uma iniciativa dos Mercadinhos São Luiz, que enxergou uma carência de informações sobre como aderir ao estilo de vida saudável na cidade. Atualmente é o maior evento de hábitos saudáveis do Norte/Nordeste e tem como objetivo reafirmar um dos pilares estratégicos dos Mercadinhos São Luiz, contribuindo para a divulgação de novos hábitos alimentares, a prática de atividades físicas que promovem o bem-estar e a adoção de um estilo de vida saudável.

SERVIÇO:

Festival Costume Saudável

Data: 23, 24 e 25 de agosto

Local: Estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza

Valor: R$ 40,00 (para os três dias) pelo aplicativo Minha Cidade Saúde

www.costumesaudavel.com.br

Atualizado por Natasha Ribeiro
natasha@oestadoce.com.br
Fonte: Ass. de Imprensa

Mais conteúdo sobre:

Festival Costume Saudável

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter